Economia Titulo
UE discute reforma no comércio agrícola
Das Agências
14/07/2002 | 20:21
Compartilhar notícia


A reunião ministerial da UE (União Européia) desta segunda, em Bruxelas, para discutir o plano de reforma da PAC (Política Agrícola Comum), anunciado na semana passada, poderá levar a uma histórica recomposição no debate sobre o comércio agrícola global, forçando o Brasil a repensar sua estratégia na área se os aspectos mais importantes da proposta forem preservados.

A previsão é do economista agrícola Marcos Sawaya Jank, professor da Universidade de São Paulo e que atualmente trabalha no BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), em Washington. ‘‘Vistas em conjunto, a lei agrícola (Farm Bill) adotada este ano pelos Estados Unidos e a reforma proposta pelos burocratas da UE apontam para uma inversão dos papéis das duas grandes potências agrícolas do mundo desenvolvido, em relação às últimas décadas’’, disse Jank.

‘‘Os norte-americanos, que no passado defenderam arduamente a liberalização do comércio agrícola, caminham agora na contra-mão do livre comércio com elevados pagamentos garantidos aos produtores baseados na quantidade produzida, o subsídio mais distorcivo que existe e, por isso, limitado pela OMC (Organização Mundial de Comércio).’’

Alguns estudos sugerem que a nova Farm Bill poderá até exceder os atuais limites impostos aos EUA na OMC. ‘‘Os europeus, que inventaram esses subsídios nos anos 60, vão no rumo oposto, ao aumentar os pagamentos diretos aos produtores, permitidos pela OMC’’, disse Jank.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;