Editorial Titulo EDITORIAL
Protagonismo sindical
Da Redação
03/03/2024 | 07:00
Compartilhar notícia


Cansados de esperar por alguém que se condoesse da triste situação em que se encontra a indústria automotiva regional, que perde unidades a cada dia que passa, os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC decidiram eles mesmos prospectar empresas globais que estejam dispostas a investir nas sete cidades. A entidade mandou para a China, país que induz o segmento no mundo, delegação para mostrar que o Grande ABC possui know-how e pode recepcionar plantas de companhias chinesas fabricantes de veículos, inclusive elétricos, dispostas a internacionalizar a produção. Os esforços da categoria merecem ser louvados como grito de inconformismo diante o silêncio das autoridades.

Os metalúrgicos demonstram visão estratégica. Enquanto líderes políticos e empresariais da região parecem estar mais preocupados com agenda de curto prazo, como as eleições de outubro e lucros imediatos, a desindus-trialização continua a devastar empregos e a reduzir as receitas dos sete municípios. A iniciativa do sindicato representa esforço proativo para diversificar a produção automotiva do Grande ABC, hoje praticamente dependente do motor a combustão – tecnologia que, em menos de uma década, estará obsoleta, e condenada, em 100% dos países europeus, asiáticos e norte-americanos. A região caminha em marcha-ré. Ignora o mercado global e restringe-se ao doméstico. Será sustentável?

É preciso reconhecer que a tarefa de atrair investimentos internacionais deve ser da União, principalmente, dos Estados e dos municípios, mas todos que se preocupam com o desenvolvimento socioeconômico, sem exceção, podem colaborar. Se a missão sindical à China for bem-sucedida e novas empresas se estabelecerem na região, é vital que os políticos de ocasião não tentem se apropriar do crédito do trabalho árduo dos metalúrgicos – como fez o prefeito Orlando Morando (PSDB), em 2017, ao atribuir para si a obtenção dos investimentos anunciados pela alemã Volkswagen a São Bernardo quando todo mundo sabia que fora o Sindicato quem mais batalhara pelo feito. Vergonhoso. Que não se repita. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;