Setecidades Titulo Memória
Basílio. O primeiro pé de anjo. De volta ao Pacaembu. Ele jogou com Luiz Américo...

Luiz Américo e Adnan marcaram época no futebol de Ribeirão Pires e foram revelados pelo Juvenil Corinthians ao lado de Rivellino

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
01/03/2024 | 08:00
Compartilhar notícia


Eu conheço o Adnan desde que ele chegou da Síria, em 1952, aos seis anos de idade. Fomos matriculados juntos no jardim da infância das freiras (Externato Nerina Adelfo Ugliengo).

Naquele tempo, a carteira era dupla. A gente sentava lado a lado. Nossas letras são quase iguais. Fazia a maior confusão. Não sabia o que era meu e o que era dele. E nossa diversão, claro, sempre foi o futebol.

Cf. Luiz Américo na abertura da III Semana Ribeirão Pires 2022, Diário, 3-4-2022

“Memória” convida Luiz Américo a participar da reunião de amanhã no Museu do Futebol, em mais uma jornada do Memofut (Grupo Literatura e Memória do Futebol). Seria um reencontro histórico, para o futebol do Grande ABC, de dois craques que estão nesta foto original do esportista e radialista Ademar Bertoldo.

Basílio era o meia-esquerda da Portuguesa de Desportos, formando no meio-campo com Luiz Américo, de Ribeirão Pires. Que abraço caloroso Basílio e Luiz Américo dariam amanhã no Pacaembu!

Segue a pauta, organizada e redigida por Alexandre Adolpho, coordenador do Memofut.

TODOS AO MUSEU DO FUTEBOL

Agenda da 161ª reunião do Memofut, a ser realizada neste sábado, dia 2 de março, no Auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol (Estádio do Pacaembu, Praça Charles Miller, s/nº:

8h30/9h15. Aquecimento, com café da manhã.

9h15/9h30. Comunicações iniciais, com Alexandre Andolpho (coordenador do Memofut).

9h30/11h15. Bate-papo com o ex-jogador Basílio. João Roberto Basílio, o Basílio, teve passagens por Portuguesa, Corinthians, Juventus, Nacional-SP e Taubaté. O “Pé de Anjo” ganhou os títulos do Campeonato Paulista de 1973, 1977 e 1979 e ficou marcado pelo gol que tirou o Corinthians da fila de 22 anos, em 1977.

11h15/11h30. Intervalo para café e foto.

11h30/13h. “Abrem-se as cortinas e pimba na gorduchinha: as locuções de futebol no rádio e na TV”, com Zeca Marques. Zeca é livre-docente em Comunicação e Esporte pela Unesp (onde atua como professor de cursos de graduação, mestrado e doutorado no campus de Bauru) e doutor em Ciências da Comunicação pela USP. Membro do Memofut, há 56 anos Zeca sofre pela Portuguesa e vibra pelo Benfica.

13h. Encerramento.

NOTA DA MEMÓRIA – Os encontros do Memofut são abertos a todos os amantes do futebol. É chegar e participar. Geralmente quem participa pela primeira vez se apaixona e retorna sempre.

O ídolo de Ribeirão Pires

Texto: Ademar Bertoldo, da Radio Pérola da Serra

Luiz Américo fez muita coisa pelo futebol de Ribeirão Pires. Começou menino no Ribeirão Pires FC. Destacou-se no Corinthians ao lado do amigo de infância Adnan. Participou da Seleção Paulista de Novos em jogos nacionais e internacionais.

Além do Corinthians, jogou no Botafogo de Ribeirão Preto, Portuguesa de Desportos, Paulista de Jundiaí, Marília e Saad EC – quando num jogo histórico marcou Pelé e o Saad saiu da Vila Belmiro com uma vitória até hoje cantada em prosa e verso.

Luiz Américo trabalhou com vários técnicos: Rato, Oswaldo Brandão, Rubens Minelli e Baltazar.

Nascido em Ribeirão Pires, sua família descende de portugueses e italianos. Hoje, o amigo Luiz Américo mantém um lava-rápido no Centro de Ribeirão Pires.

NOTA DA MEMÓRIA – Devemos ao Luiz Américo um encontro maravilhoso dele com Adnan. Uma gravação é guardada por “Memória” dos dois ídolos eternos do futebol de Ribeirão Pires.

Crédito da foto 1 – Acervo: Ademar Bertoldo

A PORTUGUESA DE TODOS. Basílio, Luiz Américo, vocês lembram desta foto? Éramos todos jovens e a Portuguesa de Desportos fazia furor no futebol paulista e brasileiro

Grande ABC e Você

8 de março, Dia Internacional da Mulher.

Uma bela oportunidade de homenagearmos sua coragem, força e exemplos de vida.

Produção e apresentação: José Carlos Pereira, que fez história na Publicidade do Diário. Consultora musical: Marilza Cunha Pereira. Amanhã, sábado, a partir das 7h da manhã. Rádio ABC AM (1570) e FM 81.9

DIARIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 1º de março de 1994 – ano 36, edição 8635

MANCHETE – Salários são convertidos em URV (Unidade Real de Valor).

SANTO ANDRÉ – Três garotos da favela Tamarutaca carpiam e limpavam calçadas nos bairros Jardim e Campestre. Em troca pediam 500 cruzeiros e eram atendidos pela maioria dos moradores, que ainda lhes davam lanches, brinquedos e roupas.

Os três garotos: Alexandre Barbosa da Silva, 11 anos, seu irmão Alex Barbosa da Silva, de 10, e Adriano Costa Moura, 11 anos.

Reportagem: Magda Santos e Rivaldo Gomes (fotos).

EM 1º DE MARÇO DE...

1899 – Começava a funcionar a fábrica de cadeiras Streiff, em Santo André.

1914 - Fundado o Esporte Clube Rio Branco, em São Caetano.

1974 – São Caetano instalava parquímetros para o controle de estacionamento de veículos nas Ruas Carlos de Campos, Santa Catarina e Praça Cardeal Arcoverde.

1979 – Mocidade Fantástica de Vila Alice sagrava-se bicampeã do Carnaval de Santo André; Rosas Negras venciam em São Bernardo.

HOJE

Dia do Turismo Ecológico

Dia Pan-Americano do Turismo

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

175 cidades completam aniversário hoje, entre as quais a capital Rio de Janeiro, fundada em 1565.

A maior parte das aniversariantes do dia são cidades mineiras, entre as quais Acaica e Águas Vermelhas.

Santa Eudóxia

1º de março

Nasceu na Palestina, mas vivia no Líbano. Religiosa. Decapitada em 1º de março do ano 114.

Ilustração: Arquidiocese de São Paulo (divulgação)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;