A história da Fórmula 1 é marcada por uma série de circuitos icônicos que já não fazem parte do calendário atual, mas que deixaram uma marca indelével na memória dos fãs e pilotos.
A história da Fórmula 1 é marcada por uma série de circuitos icônicos que já não fazem parte do calendário atual, mas que deixaram uma marca indelével na memória dos fãs e pilotos. Essas pistas, ao longo das décadas, testemunharam corridas emocionantes e momentos históricos que fazem parte do rico legado do esporte.
Nesses circuitos foi possível acompanhar o nascimento de verdadeiras lendas da categoria, como a primeira vitória de Ayrton Senna, por exemplo, que ocorreu em Estoril. Apesar de terem traçados únicos e permanecerem por muito tempo no calendário da Fórmula 1, muitas dessas pistas clássicas acabaram deixando de fazer parte da categoria.
Atualmente, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) possui muitos requisitos que algumas pistas mais antigas não têm a capacidade de cumprir. Isso é compreensível, uma vez que a Fórmula 1 dos dias atuais é muito diferente do passado. Hoje, existe a cobertura muito mais intensa dos veículos de comunicação, os fãs podem se informar sobre tudo em sites de notícias que divulgam estatísticas sobre os GPs.
Devido a popularidade da Fórmula 1, é possível acompanhar várias obras cinematográficas e também de jogos que são inspirados em pilotos e circuitos famosos da categoria. Até mesmo polemicamente em plataformas de apostas online, como o cassino online NetBet, é fácil encontrar jogos temáticos da Fórmula 1 de slots a outros, que fazem referência direta às pistas que marcaram a categoria.
Dessa maneira, a preocupação com a segurança das pistas foi reforçada à medida que a audiência foi crescendo. Ninguém quer passar pelo infortúnio de transmitir um acidente fatal ao vivo, como no passado. No entanto, mesmo tendo saído do calendário atual, essas pistas jamais serão esquecidas. Nesse texto, nós selecionamos alguns dos circuitos icônicos que ficaram no passado da F1. Confira:
Brands Hatch, localizado na Inglaterra, é um circuito lendário na história da Fórmula 1. Conhecido por suas curvas desafiadoras e mudanças de elevação dramáticas, a pista ofereceu corridas emocionantes e imprevisíveis ao longo dos anos. Embora não esteja mais no calendário da Fórmula 1, Brands Hatch continua sendo um destino popular para corridas de automobilismo e eventos esportivos, preservando seu status como um dos circuitos mais carismáticos da categoria.
Um dos circuitos mais importantes da Fórmula 1, Jerez de la Frontera foi também palco de importantes eventos para o esporte a motor. Foi lá que o brasileiro Nelson Piquet conseguiu a última pole position de sua carreira. Além de Piquet, Senna também teve sucesso na pista espanhola, tendo vencido dos grandes prêmios (1986 e 1989)
O autódromo de Watkins Glen recebeu a F1 entre 1961 e 1980. Foi lá que o pioneiro Emerson Fittipaldi, correndo de Lotus, ganhou sua primeira corrida na F1, na temporada de 1970. Mesmo não estando no calendário da Fórmula 1, Watkins Glen permanece ativo, hospedando corridas de outras categorias, como NASCAR e IMSA, bem como eventos de automobilismo histórico.
Entre 1978 e 1989, o autódromo carioca de Jacarepaguá recebeu a Fórmula 1. Foram muitos Grandes Prêmios emocionantes, como as duas vitórias de Nelson Piquet e a supremacia do francês Alain Prost, que no auge de sua carreira, venceu 5 vezes.
Diferentemente de Watkins Glen e Brands Hatch, o autódromo não existe mais. Infelizmente, foi demolido em 2012 para dar lugar as instalações dos Jogos Olímpicos que aconteceram em 2016, no Rio de Janeiro.
O autódromo de Estoril foi a casa do GP de Portugal durante 12 anos. Com seu traçado sinuoso, várias curvas desafiadoras e uma reta longa, a pista ofereceu corridas emocionantes e momentos memoráveis ao longo de sua história. Foi lá que o genial Ayrton Senna conquistou sua primeira vitória, em 1985, correndo com a Lotus.
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.