Economia Titulo
Lotéricas ajudarão a desafogar o INSS
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
31/01/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


Se o projeto de Lei número 1997/07 do deputado federal Marcelo Melo (PMDB-GO) for aprovado, as casas lotéricas de todo o País passarão a atender segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que necessitarem requerer aposentadoria por idade, por tempo de contribuição e também pensão por morte.

O objetivo do projeto é melhorar o atendimento nos postos do INSS que possui uma rede com cerca de 1.217 agências em todo o País para atender mais de 30 milhões de contribuintes. A proposta ainda será analisada pelas comissões de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação, e Constituição e Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados.

O deputado disse que a estrutura de atendimento da Previdência Social é insuficiente para atender a demanda.

A inclusão de casas lotéricas agregaria ao sistema previdenciário outros 9.000 pontos de atendimento.

Lotéricas - Para a proprietária da Lotérica Andreense, de Santo André, Mieko Mishima Yamashiro, a idéia é ruim porque seria difícil para os atendentes verificarem adequadamente a documentação.

“Requerimento de aposentadoria tem de ser bem analisado. Às vezes, falta documentação e o atendente tem de saber orientar. Não é fácil e foge do foco das casas lotéricas, que são as apostas”, disse Mieko.

Já a proprietária da casa lotérica Boa Vista, de São Caetano, Eunice Massunaga, gostou da possibilidade de atender segurados do INSS em seu estabelecimento. “Acho que não é preciso gastar muito com treinamento porque eles colocam as informações no sistema para a gente trabalhar”, afirmou.

Proposta - Procuradas pela reportagem, a Caixa Econômica Federal e a Previdência Social disseram que não comentam projetos sugeridos ou em tramitação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;