Esportes Titulo
Governo líbio garante segurança a de rali
Do Diário do Grande ABC
13/01/2000 | 17:00
Compartilhar notícia


As autoridades da Líbia garantiram plenas condiçoes de segurança para os participantes do rali Dacar-Cairo durante sua passagem por aquele país. Serao quatro etapas, sendo que a última levará a caravana para o Egito. O Comitê Olímpico Líbio adiantou que todas as providências para que nao haja problemas como no Níger, estao sendo tomadas. No Níger foram canceladas quatro etapas devido a uma ameaça terrorista.

Enquanto aguardam a hora de partir para Sabha, os pilotos aproveitam para descansar em hotéis e conhecer a cidade. Quarta-feira, Amyr Klink e Arnoldo Silveira Júnior, da equipe Troller, fizeram um passeio de cinco horas pelo rio Níger. E numa praça em frente ao Grand Hotel, é possível jogar pebolim, na rua, por apenas 10 francos cefás (cerca de R$ 0,03).

Mas na hora de comer, a maioria prefere a comida gratuita e certamente higiênica do acampamento. O cardápio nao é nenhuma maravilha, mas melhorou muito nesse ano. No almoço, além dos frios, queijos e cogumelos de praxe, foi servido lasanha duas vezes, em Tambacounda (Senegal) e aqui em Niamey (Níger). Na janta, houve churrasco em Ouagadougou (Burkina Faso) e, luxo total, filé com fritas em Kayes (Mali) - sempre com direito a uma garrafa de 250ml de vinho francês.

No café-da-manha, a oferta é variada: cereais, bolo, pao, manteiga, geléia, mel, ovo frito, presunto, queijo, café, leite, chá... E muita água para se hidratar até a hora do almoço. Sao nove toneladas diárias de alimentos.

O responsável por essa abundância é o francês Georges Groine. Sua filha Françoise também está acompanhando o Dacar e garante que ninguém vai passar fome durante esses dias em que o rali está parado em Niamey - os pilotos viajam para a Líbia no domingo e os jornalistas e organizadores, na segunda, quando será realizada a próxima etapa. "Temos estoque suficiente", garante ela.

Françoise explica que sao seis caminhoes, dois deles refrigerados, dois para montar a cozinha, um com comidas e bebidas e o outro para as duchas. Ao contrário do ano passado, quando era preciso procurar um hotel ou pagar para usar o banheiro (sujo e fedido) de um aeroporto, agora é possível tomar banho sem qualquer dificuldade. E sem desembolsar sequer um franco, graças a Groine, que presta este tipo de serviço para os Ralis Master (ex-Paris-Moscou-Pequim) e da Tunísia. E está no Dacar pela primeira vez.

A água, os refrigerantes e o pao, conta Françoise, sao comprados em cada cidade por onde passa o rali. Já o vinho, a cerveja e os alimentos sao transportados durante todo o percurso com algumas exceçoes, como o carneiro que havia sido encomendado em Agadez (Níger). Como o rali nao vai mais passar por lá, a carne foi doada, segundo ela, para um hospital.

Carros, motos e caminhoes foram colocados nesta quinta-feira num parque fechado e já começaram a ser embarcados nos três avioes de carga Antonov que os levarao para a Líbia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;