Tecnologia Titulo
Celular Seguro é uma forma rápida, fácil e inclusiva de proteção; veja como funciona
Da Redação
Do 33Giga
20/12/2023 | 11:55
Compartilhar notícia


A iniciativa do Celular Seguro, novo programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que consegue bloquear em até 30 minutos smartphones que foram roubados ou furtados, é uma maneira de proteção mais simples e rápida sobretudo para a maior parte da população brasileira que carece de letramento digital.

Quer saber tudo sobre Universo Sugar? Clique aqui e leia o e-book O Guia dos Sugar Daddy & Sugar Babies

A avaliação de Carlos Rafael Gimenes das Neves, professor do curso de Ciências de Dados e Negócios da ESPM.

Segundo o especialista, muitos fabricantes de aparelhos celulares disponibilizam aplicativos próprios de proteção, mas nem todo usuário fica atento às configurações ou consegue entender o passo a passo para implementá-lo.

Quer ficar por dentro do mundo da tecnologia e ainda baixar gratuitamente nosso e-book Manual de Segurança na Internet? Clique aqui e assine a newsletter do 33Giga

Além disso, aparelhos antigos não possuem tal recurso.

“A solução do governo é mais democrática nesse sentido e vem ao encontro de uma necessidade da sociedade, uma vez que atualmente há nos aparelhos muitas informações pessoais e o usuário fica vulnerável caso seus dados fiquem nas mãos de pessoas mal-intencionadas”, diz Neves.

O Celular Seguro, continua Neves, depende dos desenvolvedores das grandes instituições financeiras, o que não ocorre quando vem do fabricante. Porém, é de grande interesse por parte delas.

“Percebemos no lançamento do Celular Seguro a adesão de diversos bancos à plataforma. Eles estão dispostos a estarem aptos para o funcionamento do aplicativo, pois eles também necessitam dessa proteção”, diz.

Que saber exatamente com vai funcionar a plataforma Celular Seguro? Leia esta reportagem completa. Para habilitar o programa, entre aqui.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;