Economia Titulo
Produtos sobretaxados dos EUA somam US$ 2,7 bilhões
10/11/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A lista de produtos que poderão ter o Imposto de Importação elevado pelo governo brasileiro, como forma de retaliação aos Estados Unidos, totaliza US$ 2,7 bilhões, informou a secretária-executiva da Camex (Câmara de Comércio Exterior), Lytha Spindola.

Segundo ela, a lista contém 222 itens e ficará sob consulta pública até o dia 30. Do total, informou, 141 produtos (64%) são bens de consumo e outros 81 itens (36%) são bens intermediários. O valor da lista representou 10,6% das importações brasileiras dos EUA em 2008.

O Brasil decidiu consultar o setor produtivo sobre os produtos que podem ser usados como retaliação aos EUA pela aplicação de subsídios na produção e exportação do algodão. Em agosto deste ano, a OMC (Organização Mundial do Comércio) permitiu que o Brasil aplicasse sobretaxas nas importações de bens norte-americanos.

Lytha explicou que a lista foi elaborada considerando o critério de concentração em poucos itens de alto valor de forma que não fossem incluídos insumos ou bens de capital ou produtos não fabricados no Mercosul. Além disso, as mercadorias devem ser encontradas no mercado interno ou podem ser importadas de outros mercados para não prejudicar a indústria nacional e os consumidores.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;