Economia Titulo
Turra: ameaça de processo antidumping é absurda
Do Diário do Grande ABC
30/03/1999 | 14:30
Compartilhar notícia


O ministro da Agricultura, Francisco Turra, disse nesta terça ser "absurda" a intençao dos produtores argentinos de entrar com processo antidumping contra as exportaçoes de frango do Brasil. "É uma medida de retaliaçao a uma situaçao econômica brasileira",afirmou, referindo-se aos ganhos de competitividade do frango nacional após as mudanças no câmbio.

Turra lembrou que o comércio internacional é "uma via de mao dupla" e insinuou que o País também poderá adotar medidas que dificultem a venda de produtos argentinos no mercado interno, como o trigo, por exemplo. "Vamos analisar o que é possível fazer", disse.

Acordo - Em outubro do ano passado representantes do setor privado dos dois países firmaram um acordo de cotas de exportaçao para limitar a venda do frango brasileiro à Argentina e evitar o processo antidumping. O acordo termina nesta quinta e os argentinos estariam impondo condiçoes para renová-lo. No mês passado, em encontro de ministros da Agricultura do Mercosul em Salvador (BA), Turra relatou que, em conversa com seu colega argentino, Gumersindo Alonso, prometeu manter as importaçoes brasileiras de trigo desde que a Argentina mantivesse o acordo e desistisse do processo antidumping contra o Brasil.

O adido agrícola da embaixada argentina, Miguel Campos, disse nesta terça que no referido encontro foi dito apenas que o acordo seria mantido. Ainda sem informaçoes oficiais sobre a disposiçao dos produtores argentinos de romper o acordo, o adido agrícola disse nao acreditar que isso possa ocorrer."Por enquanto parece boato, assim como foi noticiado que o Brasil abriria processo antidumping contra as importaçoes de lácteos", afirmou. No caso dos lácteos, o pedido foi encaminhado pela Confederaçao Nacional da Agricultura (CNA) ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, mas até hoje o processo de investigaçao nao foi aberto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;