Internacional Titulo
Chargistas que representaram casal real vão pagar multa
Da AFP
13/11/2007 | 13:20
Compartilhar notícia


Dois caricaturistas da revista satírica espanhola El Jueves foram condenados em Madri a pagar três mil euros de multa cada por terem publicado uma charge representando o casal de príncipes herdeiros à coroa fazendo amor - uma forma de criticar a política de controle da natalidade do governo.

O juiz José Maria Vazquez Honrubia, da Audiência Nacional, considerou ambos culpados de atentar contra o prestígio da coroa. O presidente do tribunal considerou a caricatura "ofensiva em relação ao príncipe" Felipe e sua mulher Letizia.

O Ministério Público havia pedido no processo multa de seis mil euros para cada um dos caricaturistas porque estima que a caricatura infringe o artigo 490.3 do código penal espanhol, que prevê até dois anos de prisão para quem "caluniar ou insultar o rei e qualquer um de seus ascendentes ou descendentes".

O advogado de defesa Jordi Plana, por sua vez, anunciou a intenção de apelar da sentença até a Corte Européia de Justiça de Estrasburgo, se for o caso.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;