Esportes Titulo
Kobe Bryant se diz inocente das acusações de estupro
Da AFP
11/05/2004 | 22:34
Compartilhar notícia


O astro da NBA Kobe Bryant, do Los Angeles Lakers, se declarou inocente das acusações de estupro, nesta terça-feira, durante audiência de uma Corte de Eagle, Colorado (Estados Unidos).

"Inocente", frisou Bryant, em declaração ao juiz Terry Ruckriegle, quase 11 meses depois de uma funcionária de um hotel do Colorado tê-lo denunciado de violência sexual.

Com a declaração de Bryant foi dada por encerrada a audiência desta semana, que acabou poucas horas antes de o jogador viajar para Los Angeles para mais um jogo dos playoffs da NBA.

O juiz não estabeleceu nesta terça, como era esperado, a data para o início do julgamento, mas acabou acertando uma nova audiência preliminar para o dia 27 deste mês.

Segundo a legislação do Colorado, uma vez que o acusado se declarar culpado ou inocente de um crime, o julgamento deve começar durante os seis meses seguintes - neste caso, até 11 de novembro. "O tempo urge", ressaltou o perito legal de Denver, Craig Silverman.

Na véspera, a jovem de 19 anos que acusa Kobe Bryant de estupro apareceu de surpresa no tribunal do Colorado. Ela saiu visivelmente irritada ao final da audiência, à qual só compareceu para assistir, segundo a porta-voz da Corte, Karen Salaz.

Nessa audiência, os advogados do jogador, Hal Haddon e Pamela Mackey, tentaram demonstrar que a suposta vítima tem um caráter instável, com várias tentativas de suicídio e uma intensa vida sexual, o que deve servir de evidência para o julgamento.

Esta foi a segunda vez que a jovem, cujo nome é mantido em sigilo e cujo rosto não é divulgado pela mídia, se apresenta à corte desde que teve início o processo judicial contra Kobe. A primeira vez foi em 24 de março, quando ela depôs durante três horas.

Segundo a defesa, a suposta vítima manteve relações sexuais com outros homens poucas horas antes e depois do suposto estupro, o que levantaria dúvidas sobre as causas dos ferimentos genitais que ela apresentou como provas para denunciar o jogador.

Sob a legislação do Colorado, a vida sexual de supostas vítimas de estupro não é informação que se apresente ao júri, exceto quando há uma forte razão para fazê-lo.

Na manhã da última segunda-feira, os advogados de Bryant quiseram eliminar como evidência as declarações do esportista à polícia, feitas horas depois de a jovem tê-lo denunciado. Os advogados afirmam que o interrogatório foi ilegal, pois a polícia não informou o jogador sobre seus direitos.

Nestes três dias de audiências, a defesa de Bryant quer evitar que a jovem seja mencionada como "vítima" durante o julgamento, pois alega que esta "qualificação" implicaria a culpa de seu cliente.

A jovem garante que o jogador a violentou em 30 de junho passado no quarto do luxuoso hotel onde ela trabalhava e ele era hóspede.

O astro do Lakers, casado e pai de uma menina de um ano e meio, negou a acusação de estupro, mas admitiu ter tido relações sexuais com a moça. Se for considerado culpado, ele poderá passar o resto da vida na prisão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;