Internacional Titulo
OMS acredita que gripe aviária na Turquia está sendo controlada
Da AFP
19/01/2006 | 16:31
Compartilhar notícia


Técnicos da OMS (Organização Mundial da Saúde) acreditam que o número de casos de contaminações humanas pelo vírus H5N1 da gripe aviária deverá diminuir na Turquia, graças a uma campanha de sensibilização e abates em massa de aves, o que reduz o número de animais infectados.

As autoridades turcas já ordenaram o sacrifício de quase um milhão de aves. Além disso, uma campanha de informação está sendo conduzida no país através dos meios de comunicação e da distribuição de panfletos. O chefe do departamento de pediatria do hospital de Van, um dos locais que mais recebeu pessoas contaminadas com o vírus, Ahmet Faik Oner, afirmou que as infecções humanas estão diminuindo devido a conscientização da população.

Outra notícia que deixou os turcos mais tranqüilos foi que a de que morte de uma menina de 11 anos que apresentava os sintomas da gripe aviária, ocorrida na última quarta-feira, não foi por causa do H5N1.

A Turquia é o primeiro país fora da Ásia em que o vírus H5N1 fez vítimas humanas. No total, 21 pessoas foram contaminadas. Quatro morreram.

Até agora, a transmissão de humano para humano ainda não aconteceu. A doença apenas é transmitida após um contato com aves infectadas pelo vírus.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;