Política Titulo
TRE do PI cancela 187 mil títulos de eleitor
Do Diário do Grande ABC
15/03/2000 | 15:51
Compartilhar notícia


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Piauí cancelou 187 mil títulos de eleitor em 93 dos 221 municípios do Estado. A revisao dos documentos foi feita para evitar situaçoes como as encontradas em Joao Costa, Nova Santa Rita, Pedro Laurentino e Bocaina, onde o eleitorado era maior que o número de habitantes.

Em todas as cidades em que foram cancelados títulos, a quantidade de eleitores equivalia a mais de 65% da populaçao residente.

O TRE homologou as revisoes e enviou-as para o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O caso mais grave que poderia favorecer fraudes nas eleiçoes municipais aconteceu em Pedro Laurentino, onde a quantidade de eleitores superava em 26,7% o número de habitantes. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em Pedro Laurentino (496 quilômetros de Teresina), há apenas 515 residências, nas quais moram 1.441 habitantes. Entretanto, até que o TRE cancelasse 442 títulos, em fevereiro deste ano, havia 1.826 eleitores inscritos para as eleiçoes deste ano.

O corregedor-eleitoral, Joao Batista Machado, explica que a revisao atingiu todos os eleitores inscritos a partir de 1986 e que estavam sem votar há pelo menos três eleiçoes. Há casos em que o eleitor tinha morrido ou mudou de domicílio e nunca providenciou a transferência.

Entretanto, Machado diz que há enormes porcentuais de eleitores inscritos em cidades onde nao moram e que podem favorecer a prática de fraudes nas eleiçoes. Ele afirma que a preocupaçao do TRE é assegurar lisura nas eleiçoes.

Os eleitores que tiveram os títulos cancelados correspondem a aproximadamente 10% de todo o eleitorado do Piauí. A Justiça Eleitoral garante que todos podem ainda podem votar nas eleiçoes deste ano. Mas, para isso, precisam fazer um novo cadastramento até 3 de maio - 5 meses antes das eleiçoes de outubro, quando serao escolhidos 221 prefeitos e cerca de 2 mil vereadores no Piauí.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;