Economia Titulo
VW cria realidade virtual para projetos
Antonio Rogério Cazzali
Do Diário do Grande ABC
04/08/2009 | 08:19
Compartilhar notícia


As montadoras têm muito a oferecer ao Polo Tecnológico, pois atingiram níveis mundiais de evolução tecnológica, em sintonia com suas matrizes e com o diferencial criativo do brasileiro." A declaração é secretário de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Uma das demonstrações dessa pujança regional é o centro de realidade virtual, inaugurado em meados do ano passado na unidade Anchieta da Volkswagen. "Investimos R$ 4,2 milhões em uma tecnologia de três dimensões (3D), que nos permite simular virtualmente os projetos da montadora de cooperação simultânea em âmbito mundial", afirmou o coordenador da área, César Barone, que está há 33 anos na Volkswagen e acompanhou toda a transição do desenhos de projetos na companhia.

"O tempo de concepção de um veículo leva de 3 a 4 anos e o importante, ao longo deste processo é não perder a emoção durante todo o desenvolvimento do carro. O centro de realidade virtual tem colaborado para que esta chama da emoção esteja presente em todas as etapas."

Segundo ele, a tecnologia ajuda a fazer cálculos de aerodinâmica e até de como ajustar um veículo que será exportado para determinado país. "As alturas dos semáforos, por exemplo, variam de nação para nação, bem como o recorte do meio-fio. Isso é muito importante, veja o caso do Gol, que é exportado para 50 países."

Como revela Alberto Ziliu, responsável pelo alisamento matemático do centro de realidade virtual, os cálculos são inúmeros na concepção de um veículo, o que fica facilitado em função da enorme tela de alta definição - 5 m de comprimento por 2,7 m de altura. (4.096 x 2.048 pixels), além de dois projetores Sony e de diversos softwares específicos.

"Para dar mais realidade às imagens apresentadas na tela gigante usa-se óculos polarizadores que dão o efeito tridimensional. A impressão é de que você está dentro do carro,mesmo", completou Ziliu.

A discussão de projetos por meio de videoconferência reduziu sensivelmente as viagens entre Brasil e Alemanha como propósito de discutir detalhes. Barone explica que trabalham no centro 60 pessoas fixas e outras 25 flutuantes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;