Setecidades Titulo
Diário debate violência escolar nesta quinta
Do Diário do Grande ABC
03/10/2001 | 22:21
Compartilhar notícia


  A violência nas escolas públicas da região será tema de uma mesa-redonda promovida nesta quinta pelo Diário na sede da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), entre 15h e 17h. Confirmaram presença no evento os secretários municipais de Educação das sete cidades do Grande ABC; os três delegados seccionais da região; o deputado estadual Vanderlei Siraque; o coronel José Roberto Crisóstomo, comandante da Polícia Militar; entre outros representantes. A secretária estadual de Educação, Rose Neubauer, será representada pela assessora de gabinete da secretaria, Marileuza Moreira Fernandes.

O Diário iniciou o debate sobre a crescente violência nas escolas após os diversos casos ocorridos durante o ano. Uma das ocorrências de maior gravidade aconteceu em março, quando dois alunos foram mortos em Diadema, um na porta da escola e outro dentro da sala de aula, em dois casos diferentes.

No mês passado, uma professora foi baleada por um aluno dentro da escola em Santo André, e, no fim do mês, em São Bernardo, outra professora – grávida – foi espancada pelos alunos.

Na semana passada, o Grande ABC registrou várias ocorrências dentro ou nas proximidades de escolas públicas. Dando seqüência ao acompanhamento destes casos, no último domingo a edição do Diário trouxe uma discussão sobre os recentes problemas com especialistas e educadores.

Nessa edição, a secretária Rose Neubauer admitiu que o crescente número de casos na região chamou a atenção da secretaria. Segundo Rose, as escolas em situação crítica receberão verbas para a aquisição de equipamentos de alarme e circuito interno de televisão.

De acordo com a secretária, das 408 escolas públicas na região, um terço delas, ou seja, 144, estão sob risco de serem afetadas diretamente pela violência. Para mudar esse quadro, a ouvidoria da secretaria irá percorrer os estabelecimentos de ensino da região e conversar com diretores, professores, alunos e comunidades dos bairros.

Também estarão presentes na mesa redonda representantes da Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) e Aesp (Associação de Escolas Particulares do ABC).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;