Economia Titulo
Tesouro e Bolsa criam simulador para investidores
Luciano Feltrin
Do Diário do Grande ABC
16/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O cidadão interessado em diversificar seus investimentos acaba de ganhar mais um aliado. Na segunda-feira, a BM&F Bovespa e a Secretaria do Tesouro Nacional lançaram um simulador para facilitar a vida de quem quer comprar títulos do governo, cuja rentabilidade é fixa, sem os mesmos riscos das oscilações das ações das empresas. Com a ferramenta, disponível nos sites da Bolsa e do Tesouro Direto, será possível comparar a rentabilidade e os prazos dos títulos oferecidos pelo governo. "O simulador permite que o investidor calcule o rendimento dos papéis e faça as contas para saber quanto precisará poupar para conseguir colocar em prática seus planos para o futuro, como a compra de um imóvel ou para fazer projeções para sua aposentadoria", exemplifica Patrícia Quadros, gerente dos programas de popularização da Bovespa.

Usar o simulador é simples. Basta que, no primeiro acesso, o investidor faça um cadastro. Nele deixará registrado nome, CPF e uma senha que possibilitará seu acesso das outras vezes.

O interesse da BM&F Bovespa em popularizar o uso do Tesouro Direto tem relação com o fato de a empresa querer mostrar que não negocia apenas ações. A iniciativa tem dado resultados. Até o final de julho, o número de investidores cadastrados no Tesouro Direto atingiu 163 mil pessoas, 30% a mais que nos últimos 12 meses. Um simulador semelhante - mas que faz os cálculos para investimentos em ações - possui um volume ainda mais expressivo de cadastrados: 461 mil.

O Tesouro Direto foi criado em 2002 com o objetivo de incentivar pessoas físicas a adotarem a compra de títulos públicos, obtendo ganhos que até então só eram reservados aos grandes investidores ou bancos. Para investir nos papéis do governo, o interessado deve procurar uma corretora para fazer um cadastro.

O novo simulador estará à disposição do público na feira de investimentos Expomoney, que começa amanhã, em São Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;