Cultura & Lazer Titulo
Projeto realizado no RN populariza cultura brasileira pelo celular
Do Diário OnLine
27/09/2005 | 11:42
Compartilhar notícia


A Cidade do Conhecimento, projeto da USP que desenvolve ações de pesquisa, educação e desenvolvimento, irá participar do IV Tela Viva Móvel com a Rede Pipa Móvel, um programa desenvolvido por artistas da Praia da Pipa, no Rio Grande do Norte.

A Rede Pipa Móvel irá disponibilizar imagens e músicas com temas regionais, que podem ser baixadas como wallpapers ou ringtones, respectivamente. Os serviços devem ser até exportados, como "souvenirs móveis" do Brasil.

A renda arrecadada pela Cidade do Conhecimento com os downloads será reinvestida na comunidade local, em especial em projetos de capacitação em tecnologias de informação e comunicação, com produção digital e audiovisual.

O lançamento do projeto ocorreu na França, em 20 de setembro passado, no Laboratório de Antropologia Social, em Paris. O antropólogo Claude Lévi-Strauss, fundador da USP e um pioneiro na captação da cultura e da sabedoria das comunidades nativas do Brasil, recebeu um celular com wallpaper de um ritual xavante e um ringtone de um canto xavante.

A iniciativa conta com o apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos, Ministério da Ciência e Tecnologia), e a criação foi feita pela Cidade do Conhecimento, ligada à ECA (Escola de Comunicações e Artes) da USP.

O IV Tela Viva Móvel acontece nos dias 28 e 29 de outubro, das 9h às 19h, no ITM Expo, que fica na Avenida Engenheiro Roberto Zuccolo n°555, Vila Leopoldina, São Paulo




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;