Cultura & Lazer Titulo
Filarmônica tocam em São Caetano
Mauro Fernando
Do Diário do Grande ABC
01/05/2001 | 19:17
Compartilhar notícia


Regida pelo maestro-assistente Sérgio Assumpção, a Orquestra Filarmônica de São Caetano se apresenta nesta quarta, às 20h30, no Teatro Paulo Machado de Carvalho, em São Caetano. A entrada é franca. O regente titular, Antônio Carlos Neves Pinto, ainda se recupera da terceira cirurgia por que passou em razão de um acidente doméstico em que feriu três dedos da mão direita.

Constam do programa obras de Jean Sibelius (1865-1957), Joseph Haydn (1732-1809) e Ludwig Van Beethoven (1770-1827). A orquestra repete o programa no sábado, às 10h30, também com entrada franca, no mesmo teatro.

De Sibelius, a Filarmônica traz Valsa Triste. A peça está contida na suíte orquestral Kuolema (a Morte), composta para uma peça do dramaturgo Arvid Järnefelt, cunhado de Sibelius, e estreou em 1903. No original, uma viúva dança com a morte, acreditando ser ela o marido morto. Valsa Triste é o caso de uma composição erudita que ganhou popularidade.

A primeira parte da apresentação, que tem a duração aproximada de 20 minutos, termina com a execução do Concerto para Piano e Orquestra em Sol Maior de Haydn. Solista: Ivana Paschon. “Ivana é uma aluna da Fundação (das Artes de São Caetano) que ganhou um concurso. A premiação são dois concertos com a orquestra”, diz Pinto.

Depois do intervalo, a Filarmônica apresenta a Sinfonia nº 6, Opus 68, de Beethoven. “Chamada Pastoral, a sinfonia é dividida em cinco movimentos e descreve a primavera, a tempestade, sons de pássaros. É uma das obras que inauguraram o romantismo na música”, explica Pinto. A orquestra a executa completa – são cerca de 45 minutos.

As próximas apresentações da Filarmônica, programadas para o início de junho, já terão o regente titular à frente dos músicos. A pianista russa Basina Schulman atuará como convidada. O programa terá peças de Beethoven e Piotr Tchaikovski (1840-1893). Os ensaios, embora Pinto ainda esteja com o braço engessado, começam nesta semana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;