Setecidades Titulo
Saned faz operação para acabar com ligações clandestinas de água
Fernando Inocente
Do Diário do Grande ABC
18/07/2003 | 21:14
Compartilhar notícia


A Saned (Companhia de Saneamento de Diadema) realizou nesta sexta, no Núcleo Habitacional Fundbem, uma operação para acabar com as ligações de água clandestinas no local. A área é um dos pontos que tem o maior índice de gatos (ligações irregulares), de acordo com informações da companhia. O encarregado do Setor de Fiscalização e Corte de Água da empresa, Ricardo Passos. disse que Diadema perde 35% de água por mês devido a fraudes e vazamentos.

De acordo com ele, as pessoas fazem ligações diretas, além de danificar e até mesmo retirar o hidrômetro, com o intuito de fraudar o sistema de abastecimento. "Estamos fazendo, em média, 200 eliminações de fraudes e 800 cortes por inadimplência por mês", afirmou. Passos contou que 40% do Núcleo Habitacional Fundbem possui ligações clandestinas.

Durante a operação realizada nesta sexta, todas as residências e os comércios que contavam com essas ligações foram regularizadas. "Os proprietários serão multados em 63 unidades fiscais, que equivale a R$ 90", disse. Passos disse que a medida é necessária porque as pessoas que pagam as contas não podem ser prejudicadas por aquelas que não pagam. "Para manter uma empresa de saneamento é imprescindível o combate aos gatos e aos inadimplentes."

A descoberta das irregularidades é feita por meio dos funcionários que fazem a leitura das contas e pelas denúncias de outros moradores. "O problema das fraudes é que não existe uma medição do consumo, o que aumenta o desperdício." O encarregado associa os gatos com a falta de água que às vezes ocorre na região. "Eles procuram alguém com certo conhecimento em hidráulica para fazer as ligações."

Segundo Passos, há dois anos esse tipo de fiscalização ocorre de forma mais objetiva, que visa conscientizar e não punir a população.

Medidas como a manutenção na rede de água para diminuir os vazamentos e a troca dos hidrômetros que não marcam o consumo corretamente estão sendo feitas pela empresa para diminuir o desperdício. Para denúncias e qualquer tipo de informação, basta ligar para o 195.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;