Setecidades Titulo
Campanha de vacinaçao é prorrogada por uma semana
Adriana Lopes
Da Redaçao
23/06/2000 | 17:27
Compartilhar notícia


Foi prorrogada até o próximo dia 30 a campanha de vacinaçao contra poliomelite (paralisia infantil) e sarampo, iniciada em âmbito nacional no último dia 17. Na Grande Sao Paulo, a campanha já havia sido prorrogada durante a última semana, mas como a meta nao foi atingida, a Secretaria Estadual da Saúde decidiu estender a campanha.

A DIR-II (Direçao Regional da Saúde), órgao responsável pela vacinaçao no Grande ABC, esperava imunizar 203 mil crianças contra a pólio e 172 mil contra o sarampo, mas até o último sábado apenas 152 mil e 129 mil haviam sido vacinadas contra essas doenças, respectivamente. Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica da DIR-II, Mieko Sakata, os resultados da última semana ainda nao foram contabilizados pela DIR-II devido ao feriado.

A vacinaçao prossegue nos postos de saúde das sete cidades da regiao, das 8h às 17h. Serao vacinadas de forma indiscriminada contra o sarampo todas os bebês de 9 a 11 meses. As crianças de 1 a 5 anos incompletos tomarao a vacina dupla viral, que protege contra o sarampo e a rubéola. Todas as crianças com até 4 anos, 11 meses e 29 dias serao vacinadas contra a poliomielite.

Erradicaçao - Diferentemente dos anos anteriores, a campanha deste ano concentra esforços no controle de duas doenças: a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo.

Apesar de já estar erradicada no país, a continuidade do controle da pólio depende de uma boa cobertura vacinal. A doença ainda está presente em outros países do mundo, principalmente na Africa.

A meta das autoridades sanitárias agora é acabar com o sarampo, doença que causou uma epidemia no Estado de Sao Paulo em 1997, deixando o saldo de 42 mil casos e 42 mortes. Segundo informaçoes da Secretaria Estadual da Saúde, a vacinaçao contra o sarampo é rotina nos postos de saúde, mas nao é homogênea no Estado. Algumas regioes têm muitas crianças suscetíveis à doença por nao terem sido vacinadas, o que pode provocar uma nova epidemia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;