Política Titulo AJUDA
Zé Augusto recorre a Dib para atrair PPS

Com chapa incompleta de candidatos a vereador, PSDB de Diadema tenta tirar partido de Reali

Raphael Rocha
Do Diário do Grande ABC
07/06/2012 | 07:26
Compartilhar notícia


Sem conseguir atrair aliados de peso e com pré-candidatura ainda dependendo de aval judicial, o ex-deputado estadual José Augusto da Silva Ramos (PSDB) recorreu à articulação feita pelo deputado federal William Dib (PSDB) para engrossar a campanha tucana em Diadema. E o primeiro fruto da negociação deve ser o PPS.

Na semana passada, José Augusto e o presidente do diretório tucano em Diadema, vereador José Francisco Dourado, foram a Brasília para intensificar as articulações pró-candidatura do ex-deputado. Além de analisar a situação jurídica do cacique tucano - que corre grande risco de ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa -, a dupla solicitou a Dib que reproduzisse a aliança feita entre as siglas em São Bernardo.

Na maior cidade do Grande ABC, PSDB e PPS lançarão candidatura conjunta, com o deputado estadual Alex Manente (PPS) na busca pelo Paço na dobrada com o vereador Admir Ferro (PSDB).

"Se estiver acontecendo algum diálogo é na estadual. Pelo diretório não estamos sabendo de nada", despistou José Dourado. O dirigente tucano, porém, disse que contar com o PPS no arco de aliança "seria bastante interessante."

Além de engrossar a pré-candidatura de José Augusto, o acordo com o PPS daria mais garantias ao PSDB na formação de chapa de candidatos a vereador. Os tucanos têm, hoje, 26 nomes registrados para pleitear vaga na Câmara. Desses, somente metade tem experiência de urna e capacidade de agregar boa quantidade de votos. Situação que complicaria a eleição de ao menos um vereador do partido.

A parceria com os populares-socialistas na coligação proporcional aumentaria a chapa para 42 candidatos, com diversos deles de força política no município. O PPS tem como expoente o vereador João Pedro Merenda, mas conta também em seus quadros com o ex-vereador Antônio Bonfim Melo, o Titio. Hoje, o partido tem coligação proporcional fechada com o PRTB.

Outro fator que poderia aproximar as legendas é que o atual presidente do PPS de Diadema, Manoel Tavares, possui longa trajetória no PSDB. Merenda também exerceu mandato de vereador no ninho tucano. Tavares não retornou os contatos feitos pelo Diário.

A aliança, bem-vista em âmbito estadual, ainda não é digerida por dirigentes do PPS de Diadema. A sigla está na órbita de apoio à reeleição do prefeito de Diadema, Mário Reali (PT), adversário de José Augusto na cidade. E os representantes municipais dizem ter garantias de Alex - coordenador do PPS na região - que poderão correr ao lado de Reali.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;