Economia Titulo
BNDES planeja lançar fundo de ações direcionado ao trabalhador
Do Diário OnLine
Com Agências
14/03/2005 | 20:33
Compartilhar notícia


O presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Guido Mantega, anunciou, nesta segunda-feira, o lançamento de um fundo de ações direcionado ao trabalhador. O novo produto, que ainda depende da autorização do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), deve ser lançado dentro de no máximo 30 dias e dará rendimento mínimo igual à poupança mais TR (Taxa de Referência).

Segundo Mantega, "a pessoa que aplicar não pode perder. Ela ganha, pelo menos, poupança mais TR, ou então toda a valorização do conjunto de ações que compõem a carteira". Os fundos de investimentos contam com ações das empresas nas quais o banco tem participação acionária, como a Vale do Rio Doce, Petrobras, Itaú e Bradesco.

O presidente do BNDES, que proferiu palestra na Fundação Getúlio Vargas, nesta segunda-feira, disse que em relação a esse fundo de ações, conversará com os gestores do FGTS e as centrais sindicais para que esses recursos possam ser usados pelos trabalhadores no novo fundo de ações.

Além desse fundo de ações e do já lançado fundo de energia para investimentos de risco, Mantega relatou que serão anunciados outros fundos voltados para grandes empresas. O objetivo é puxar a poupança que, segundo ele, "não falta no Brasil", e canalizá-la para a produção, o que não ocorre atualmente. "Então, se tem de um lado bastante poupança e de outro empresas com projetos interessantes que gostariam de crescer, mas não querem ir ao mercado financeiro pegar dinheiro porque, caso contrário, não vale a pena o empreendimento. Gostariam de pegar por meio de debêntures, de recebíveis", explicou, acrescentando que é nessas outras modalidades de crédito que o BNDES pode participar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;