Economia Titulo
Petróleo fecha em leve baixa graças a trégua no Líbano
Da AFP
15/08/2006 | 17:07
Compartilhar notícia


Os preços do petróleo fecharam em leve baixa nesta terça-feira, diante de um mercado tranqüilizado pela trégua no Líbano e pela decisão da BP de continuar produzindo petreóleo no Alasca. Entretanto, ainda existe a preocupação com a negativa do Irã de suspender suas atividades nucleares.

Em Nova York, o barril do "light sweet crude" para entrega em setembro fechou a US$ 73,05 na Nymex (New York Mercantile Exchange). Em Londres, o barril do Brent do Mar do Norte com o mesmo vencimento terminou cotado a US$ 73,80.

"O cessar-fogo no Líbano reduz a tensão na região e também o risco de que o conflito se estenda à Síria e ao Irã", destacou Simon Wardell, analista do centro de investigações Global Insight.

A decisão do grupo BP de manter sua produção na parte ocidental de seu campo de petróleo de Prudhoe Bay (Alasca), também favoreceu o mercado. A BP havia anunciado antes que fecharia totalmente esse campo, o maior dos Estados Unidos, com uma produção de 400 mil barris diários, equivalente a 8% da produção nacional.

No entanto, o mercado permanece atento ao conflito entre Irã e o Conselho de Segurança das Nações Unidas. O presidente iraniano, Mahmud Ahmadinejad, rejeitou nesta terça-feira a resolução do Conselho de Segurança que exige de Teerã a suspensão do enriquecimento de urânio, ao afirmar que o povo iraniano não aceita "a linguagem da força", em discurso pronunciado nesta terça-feira numa província do país.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;