Cultura & Lazer Titulo
Saga cômica pós-64 estréia no Municipal
Mauro Fernando
Da Redaçao
05/10/2000 | 19:29
Compartilhar notícia


Uma das melhores montagens do ano, Coraçao Brasileiro estréia sábado no Teatro Municipal de Santo André. Os diversos personagens recebem a interpretaçao sensível de Daniel Dantas, Luiz Carlos Tourinho, Cristina Pereira e Catarina Abdalla. Ex-crítico de teatro, Flávio Marinho assina o texto e a direçao. Cristina coordena um encontro com a classe artística no domingo, das 11h às 14h, no Municipal.

Coraçao Brasileiro apresenta um rico painel sócio-político e cultural do Brasil pós-64 por meio das trajetórias pessoais dos quatro personagens-base: Jonas (Dantas), Tunico (Tourinho), Alice (Cristina) e Marta (Catarina). Além deles, os atores vivem mais 12 personagens.

A peça começa com os quatro aos 9 anos, comemorando o golpe de 1964 porque nao precisavam ir à escola. Com direito a diversos planos econômicos e modismos comportamentais, atravessam os anos de chumbo do regime militar, vivenciam a fase do sexo, drogas e rock'n'roll e chegam até os dias atuais abordando questoes existenciais.

Muito humor e um tanto de lirismo marcam o espetáculo. Marinho define a montagem como uma "saga cômica". Embora a ênfase esteja nas situaçoes engraçadas, há momentos em que a poesia aflora. Por ser abrangente, o texto perde em profundidade. Mas isso nao compromete a peça.

Os atores exploram com rara competência o despojamento do cenário de Cica Modesto e a iluminaçao de Paulo César Medeiros. A trilha sonora acompanha a história recente da música popular brasileira.

A montagem estreou no Rio de Janeiro em setembro de 1999. Cristina, que interpretava Marta, nao fez a temporada paulistana, de junho a setembro. "Essa mudança é um processo meio violento, meio esquizofrênico, porque sao dois personagens opostos", afirma a atriz.

Raios e Trovoes - Outra estréia agita o panorama teatral andreense. O infantil Raios e Trovoes - As Incríveis Aventuras do Dr. Victor inicia nesta sexta minitemporada no Municipal. Estrelada por Sérgio Mamberti, a peça traz personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, como o Dr. Victor, Etevaldo e Celeste.

Dr. Victor, em sua viagem pela história em busca de conhecimento, encontra alguns gênios da humanidade, como Da Vinci, Einstein, Galileu e Santos Dumont. Há música e números de magia nos quadros que compoem a dramaturgia do espetáculo.

Antônio Rogério Toscano assina o texto. O próprio Mamberti dirige a montagem. Duda Mamberti e Carlos Cesare integram o elenco. Cenário e figurinos sao de Fábio Namatame e a música, de Mário Manga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;