Setecidades Titulo
Desarmamento começa em Sto.André
Teresa Pimenta
Do Diário do Grande ABC
25/08/2005 | 08:47
Compartilhar notícia


Santo André é a primeira cidade da região a formar um Comitê Municipal Pró-Desarmamento. As atividades são coordenadas pelo Insefusa (Instituto de Políticas Públicas de Segurança da Fundação Santo André), que agrega 23 entidades que programam palestras, shows e caminhadas para promover o voto pelo fim da venda de armas de fogo e munição no país no referendo do dia 23 de outubro.

À frente dos trabalhos está Maximino Fernandes Filho, que durante 25 anos conviveu de perto com a violência urbana. Foi delegado de polícia na Capital e Interior antes de ser coordenador de atividades da entidade. "Perdi a conta das vezes que vi pessoas mortas por arma de fogo por motivos banais", disse. Para ele, o fim da venda de armas para cidadãos comuns vai ajudar a reduzir esse tipo de homicídio. "Diga sim à vida. Diga sim ao fim do comércio de armas", é o seu slogan.

Segundo Maximino, o comitê já programou um show de hip hop e um passeio motociclístico, mas falta definir as datas. O manifesto será lançado na Câmara de Santo André em 30 de setembro. O comitê está aberto à participação de pessoas físicas e entidades de outros municípios. Quem quiser participar do movimento deve telefonar para 4438-3411 ou ainda mandar um e-mail para insefusa@fsa.br.

Fernandes foi também secretário de Defesa Social de Diadema, município que conseguiu reduzir os índices de violência com medidas como a Lei Seca - fechamento de bares durante a noite. O vereador Pastor Jair (PT) é um dos articuladores da frente pelo desarmamento na cidade. No dia 26 de setembro, haverá audiência pública sobre o assunto na Câmara de Diadema. Praticamente todos os parlamentares estão engajados na campanha. "Nós estamos mais perto da população e temos obrigação de trabalhar pelo fim da venda de armas", disse Jair.

Para o vereador, a presença dos jovens é fundamental. Ele conta com a ajuda de um grupo de estudantes de Direito da Universidade Bandeirantes, que faz palestras em escolas sobre o perigo das armas de fogo.

A Câmara de São Bernardo também está na campanha. Na segunda-feira (29), sediará a primeira reunião de trabalho da Frente de Vereadores do Grande ABC pelo Desarmamento. À noite, em São Caetano, o Diário e o Imes (Universidade Municipal de São Caetano) promovem debate sobre o tema com os deputados federais Luiz Antonio Fleury Filho (PTB-SP) e Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP).

Pesquisa Diário/Brasmarket feita em julho apontou que 81,6% dos moradores do Grande ABC apóiam o fim do comércio de armas. No referendo de 23 de outubro, todos os eleitores devem comparecer às urnas para responder à pergunta: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?". A opção vencedora passa a valer no dia da divulgação oficial do resultado. Ganha quem tiver maioria simples. A previsão é que o resultado da consulta popular seja conhecido antes da meia-noite do dia da votação.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;