Cultura & Lazer Titulo Artes plásticas
Personagens do imaginário argentino
Sara Saar
Do Diário do Grande ABC
06/06/2012 | 07:31
Compartilhar notícia
Divulgação


Artista argentino multifacetado, Eugenio Zanetti transita por diferentes linguagens. Além de ser dramaturgo, cenógrafo, diretor de arte e escritor, reserva tempo para pintar. Telas recentes, de grandes formatos, integram a exposição intitulada "A Secret Cinema", que será inaugurada amanhã, no MuBE (Museu Brasileiro da Escultura), em São Paulo. Em seguida, a mostra seguirá para Brasília e Buenos Aires, na Argentina.

Com curadoria assinada por Ubaldo Kramer, a montagem reúne 11 obras que apresentam universo de personagens do imaginário argentino. Por meio de close-ups e trabalho de chiaroscuro, o artista mostra diferentes tipos da vida cotidiana a partir de ponto de vista cênico e poético sem colocar de lado a técnica da pintura.

Segundo o curador, o nome da exposição reflete a necessidade de Eugenio Zanetti em desvendar por meio da pintura o que não é perceptível no cinema, ou seja, pintar a alma e os sentimentos do personagem para revelar o que o artista percebe por trás de cada um, seja ele a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher ou um catador de papéis.

Destaque da montagem é o trabalho "Sinking Of The Belgrano (After Von Max)", que mede quatro metros por quatro metros, no qual Margaret Thatcher afunda cercada por macacos em referência ao pintor tcheco Gabriel Von Max, que retratava os animais de maneira humanizada, e ao afundamento do cruzador General Belgrano, que vitimou 323 marinheiros argentinos em 1982, durante a Guerra das Malvinas.

Bastante conhecido por suas produções hollywoodianas, que lhe renderam Oscar de melhor direção de arte pelo filme "O Outro Lado da Nobreza" (1995) entre diferentes prêmios e indicações, Eugenio Zanetti já trabalhou em várias películas, a exemplo de "A Casa da Colina", "Quantum Project" e "O Último Grande Herói". O artista também já participou de aproximadamente 40 produções teatrais e de ópera.

A Secret Cinema - Exposição. Abre amanhã, às 10h. No Museu Brasileiro da Escultura - Avenida Europa, 218, São Paulo. Tel.: 2594-2601. Visitação: de terça-feira a domingo, das 10h às 19h. Grátis. Até dia 28.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;