Memória Titulo Memória
Museologia. Um curso em Mauá. Jornalismo. O Ginasiano 48.
Ademir Medici
02/04/2023 | 08:00
Compartilhar notícia


“Na década de 1940 eu era membro da JOC (Juventude Operária Católica), na igreja de Santa Terezinha, no Bosque de Saúde, Capital. Uma vez por mês nos reuníamos na igreja de Mauá. Numa dessas vezes tive a oportunidade de conhecer o pintor Emeric Mercier que pintava a sua famosa obra. E, na década de 1980, o jornalista José Marqueiz. Saudades...”

Professor Alexandre Takara, orientador desta página Memória.

EM MAUÁ
Aconteceu nos dias 17 e 18 de março, no Museu Barão de Mauá, a oficina “Conservação Preventiva e Acervo Museológico”.
A atividade foi ministrada por Renata Gava (historiadora) e Rodrigo Santos (museólogo) e reuniu 17 pessoas, que participaram de forma gratuita, com atividades teóricas e práticas.

A ação compôs projeto contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), envolvendo o Estado e a empresa Engenho Cultural, com parceria da Largo Arquitetura e apoio da Prefeitura.

OFICINA. Museu Barão de Mauá, março de 2023, salão principal. Explicam os expositores: as ações de conservação preventivas são realizadas para minimizar a ação do tempo e não possuem caráter de intervenção no objeto, como nos procedimentos de restauração, por exemplo

EM SANTO ANDRÉ
Leiam o número de março de “O Ginasiano”, obra maior de Dilson de Oliveira Nunes dedicada, a princípio, aos veteranos da Escola Amaral Wagner, mas que, de tão envolvente, faz memória que a todos interessa.

Na capa, Elias Pala Andreotti, que recorda seus tempos de menino e adolescente em Utinga. O pai trabalhava na Laminação Nacional de Metais, indústria do famoso Baby Pignatari, que nas festas de Natal descia de helicóptero, vestido de Papai Noel, para entregar presentes aos filhos dos funcionários.

Andreotti cita a feira livre na Praça Mário Guindani, a matinê no Cine Iporanga, as enchentes na Avenida Utinga, o Ana Nery FC e o seu ídolo do futebol, o craque Fumaça. Tudo isso está no QR-Code em anexo. Uma bela leitura para esse domingo.

ON-LINE. Uma revista eletrônica diferente. Envolve uma comunidade veterana. Formada no Distrito de Utinga. Saudosa dos tempos de uma escola

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 2 de abril de 1993 – ano 34, edição 8350

MANCHETE – Procurador pede prisão de Collor. Aristides Junqueira quer que STF decrete reclusão do ex-presidente, Paulo César Farias e outros envolvidos no esquema PC.

SANTO ANDRÉ – Prefeito Newton Brandão anuncia que vai construir uma rodoviária ao lado do supermercado Jumbo, em frente à fábrica de elevadores Otis.
NOTA – O Jumbo mudou de nome, a Otis mudou para São Bernardo e a rodoviária foi construída na Avenida Industrial. No local anunciando por Brandão vingou um terminal de ônibus e trólebus.

CULTURA & LAZER – Sinfônica Jovem de Santo André toca no Cine Teatro Carlos Gomes, abrindo as comemorações do aniversário da cidade (1993). Na regência, Flavio Florence.

MEIO AMBIENTE. Sábado, 25 de março de 2023. Outra novidade no renovado estádio do Serrano, em fase final de reconstrução: o plantio em torno do campo de araçás, fruta típica da Serra do Mar

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
¦ No Estado de São Paulo aniversariam em 2 de abril:
Alumínio (1991), Capão Bonito (1857 a 1866; 1868), Cotia, Pacaembu, Pongai, Suzano e Vinhedo (todos em 1949)
¦ Pelo Brasil: Calumbi (PE), Carlópolis e Jacarezinho (PR), Poço Fundo (MG), Porto Franco (MA) e Sumé (PB).

HOJE
¦ Dia Internacional do Livro Infanto-Juvenil
¦ Dia Mundial da Conscientização do Autismo
¦ Dia do Propagandista 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;