Memória Titulo Memória
Iupeba – Ouro Fino Paulista. Suas antigas construções. A primeira padaria. Prefeitos e vereadores. E o Rei do Tijolo

Informa Pedro Manoel Cordeiro: em suas cartas, Brás Cubas, fundador de Santos, cita a existência de uma mina de ouro no planalto, território do futuro Ribeirão dos Pires, daí o nome Ouro Fino Paulista – para diferenciar do Ouro Fino “mineiro”

Ademir Medici
22/03/2023 | 06:06
Compartilhar notícia


Pela antiga Estrada de Mogi
Texto: Pedro Manoel Cordeiro

Cortado pela Rodovia SP-031, a Índio Tibiriçá, antiga Estrada Ribeirão-Mogi das Cruzes, a região de Iupeba, nome dado pelos índios, mostra um bairro progressista, com um comércio diversificado e movimentado. Em Ouro Fino Paulista, que já se chamou oficialmente Distrito de Iupeba, persistem algumas casas antigas. Tais construções, outrora residenciais, atualmente servem ao comércio.

Da gente antiga que viveu em Ouro Fino citamos Fioravante Bertoldo (o Ninelo), Luís Bertoldo (o Gisão), Manoel Vilela (corretor de imóveis) e várias famílias japonesas: Nishikawa, Fukui, Koga, Miazaki, Yotoko, Doi, Iamazaki Taga. Dos italianos, os Simionatto, que montaram a primeira padaria. De Ouro Fino saíram os vereadores Aroldo Neves, Jorge Luis de Morais, Abel Modesto, Antonio Muraki, Mercedes D’Orto e Admir Augusto. Aqui moraram dois prefeitos: Adaquir Prisco e João Mazieiro, que ali ainda reside. Em Ouro Fino, Cosmo Rigo, o “Rei do Tijolo”, montou uma olaria de três fornos.

    
Fotos: Pedro Manoel Cordeiro

TRÊS CASAS. Na primeira residia Salomão Cury. Ele servia refeições aos trabalhadores da Adutora Rio Claro, na Estrada de Mogi; na segunda, residia a família de Antonio Bettega; e na terceira, a família de José Carvalho (o Carvalhinho), maquinista da Pedreira da Catedral

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Domingo, 21 de março de 1993 – ano 34, edição 8340

FUTEBOL – Começa o returno do Campeonato Paulista de Futebol, Série Amarela.
O Santo André vai receber o Novo Horizontino, estreando seu novo uniforme, inspirado nas camisas do La Coruña e da seleção da Escócia.
O São Caetano viaja à Limeira para enfrentar o Internacional.

EM 22 DE MARÇO DE...

1953 – Jânio Quadros eleito prefeito de São Paulo. A Capital reconquistava sua autonomia: o último pleito para prefeito e vereadores ocorrera em 1927.
Após a Revolução de 1930, os prefeitos nomeados sucederam-se ano após ano.
Prefeitos do ABC deram apoio explicito ao principal adversário de Jânio Quadros. Apoiaram o candidato Francisco Antônio Cardoso: Fioravante Zampol (de Santo André), Lauro Gomes (de São Bernardo), Angelo Raphael Pellegrino (de São Caetano) e Anacleto Campanella (prefeito eleito de São Caetano).
O apoio foi dado a Francisco Cardoso por outros prefeitos, num manifesto publicado pelos jornais e identificados como “prefeitos que integram a área metropolitana de São Paulo e que constituem a futura Grande São Paulo”.
Assinaram o manifesto pró-Cardoso, além dos prefeitos do ABC, os prefeitos de Barueri, Cotia, Guarulhos, Poá e Suzano.
¦ Pelo torneio dos finalistas da Segunda Divisão: em São Caetano, São Caetano EC 0. São-Joanense 0.
¦ Clube King de Aeromodelismo é fundado em São Bernardo.

1968 - São Caetano instalava o Centro de Recuperação Infantil Maria do Carmo de Abreu Sodré, raiz da Fundação Municipal e da Escola de Educação Especial Anne Sullivan.
¦ Inaugurado o Bosque do Povo, em São Caetano.

1978 – Prefeito Lincoln Grillo inaugura o Viaduto Juscelino Kubitschek, como parte do Sistema Perimetral de Santo André. Obra foi iniciada pelo seu antecessor, prefeito Antonio Pezzolo.

1983 - Fundada a União das Escolas de Samba e Blocos Carnavalescos de São Bernardo.

HOJE
¦ Dia Mundial da Água. Criada em 1993 pela ONU.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS
¦ No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Aparecida D''Oeste, Nova Granada, Onda Verde, Pracinha, Pratânia, Quadra, Santa Adélia e Santa Salete.
¦ Pelo Brasil: Balsas (MA), Botuporã (BA), Santo Angelo e São Pedro do Sul (RS) e Xapuri (Acre). 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;