Cultura & Lazer Titulo
Ilustrador do Diário está em festival mundial do cartum
Ricardo Ditchun
Do Diário do Grande ABC
27/07/2003 | 20:55
Compartilhar notícia


Acaba de ser publicado o catálogo da 4ª edição do PortoCartoon World Festival 2002. O evento, um dos mais representativos do mundo, acontece anualmente na cidade portuguesa e a estréia do próximo está prevista para setembro deste ano. Sérgio Ribeiro Lemos, o Seri, um dos ilustradores do Diário, teve uma obra selecionada e reproduzida na coletânea. Luiz Carlos Fernandes, também do Diário, submeteu um trabalho no processo seletivo da 5ª edição e também foi aceito. Esse desenho, assim, será incluído no catálogo a ser lançado em 2004.

Seri, cujo nome artístico lamentavelmente aparece creditado como “Serp” (página 68), apresentou um desenho que mostra um homem – uma espécie de náufrago – isolado em uma microilha. É um tema bastante explorado no meio humorístico, mas aqui ele aparece com uma espécie de cruel vingança da natureza: o debilitado personagem, visto de cima, observa uma placa “Você está aqui”. Depois, uma seta aponta uma imagem que reproduz a mesma ilhota marcada com um X. A sensação é de desolação absoluta.

O assunto (ilhota com um solitário coqueiro) é adequado ao tema geral proposto para a 5ª edição, eco-turismo. A próxima, que terá a participação de Fernandes, se debruçará sobre a questão da água.

Curioso no desenho de Seri é o tratamento dado ao mar. Ele aparece em traços expressionistas e oferece um contraponto chocante ao observador ao abraçar a ilha toda feita em figurativismo cômico. O oceano, em forma de redemoinho em tons de azul, envolve um pequeno disco de terra que, além do homenzinho, da placa e do indefectível coqueiro, contém uns pedregulhos, um esqueleto de peixe e uma carcaça de coco.

O resto do livro (em formato 22cm x 22cm, 264 págs.), editado pelo Museu Nacional da Imprensa sob coordenação de Luís Jumberto Marcos, também o diretor da exposição, é literalmente uma viagem. Reproduz desenhos enviados de todas as partes do planeta e, respeitando os limites do tema geral, traz um pouco das peculiaridades de cada nação representada.

São países como China, Argentina, Croácia, Espanha, Colômbia, Argélia, Austrália, França, Tailândia, Turquia e, é claro, Portugal. O Brasil comparece com 38 desenhistas e perde por pouco, em termos numéricos, para a China. O país do futebol atesta, assim, sua excelente e reconhecida produção. Tanto que o Grande Prêmio do IV PortoCartoon coube a um brasileiro, Cláudio Gomez, o Cau Gomez: o espantalho turista reproduzido nesta página.

Como sempre, vale um olhar mais atento à produção dos países do Leste Europeu. É um humor pesado e quase sempre pessimista, tanto do ponto de vista dos traços quanto das situações retratadas. Uma visita virtual da exposição da 4ªedição pode ser feita pelo endereço eletrônico www.imultimedia.pt/museuvirtpress.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;