Cultura & Lazer Titulo
Editores apresentam novo processo contra projeto do Google
Da AFP
19/10/2005 | 20:15
Compartilhar notícia


A AAP (Associação de Editores Americanos, na sigla em inglês) iniciou nesta quarta-feira um processo contra o projeto do site de buscas Google de fazer cópias digitais de milhões de livros "sem a permissão dos detentores dos direitos autorais".

A AAP, que tem 300 membros, informou em um comunicado que apresentou o processo em nome de cinco grandes grupos editoriais: McGraw-Hill, Pearson Education, Penguin Group USA, Simon and Schuster e John Wiley and Sons.

A decisão, adotada após o fracasso de "longas negociações entre a AAP e a direção do Google", quer que a Justiça declare que este último viola a lei "quando copia livros completos ignorando os direitos autorais", acrescentou.

"A indústria da edição está unida após este processo contra o Google e unida no combate para defender seus direitos", garantiu a presidente da AAP, Patricia Schroeder.

O processo da AAP segue o apresentado um mês antes pelo Authors Guild, grêmio que reúne mais de 8 mil escritores americanos, que acusa o Google de "violação maciça dos direitos autorais".

Este ano, a AFP também apresentou um processo contra o Google, acusando-o de difundir suas matérias e fotos sem permissão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;