Setecidades Titulo Estatísticas
Região registra maior número de furtos no mês de janeiro desde 2019

Alta foi puxada pelos municípios de Santo André e São Bernardo, que juntos concentram 64% dos casos; em apenas um ano, ocorrências cresceram 30%

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
28/02/2023 | 07:20
Compartilhar notícia
Outros crimes como estupros, por exemplo, também tiveram aumento nos registros (Foto: Celso Luiz/DGABC)


O primeiro mês de 2023 registrou recorde de furtos gerais (celulares, relógios, entre outros objetos) nos municípios do Grande ABC desde 2019. No total, foram contabilizados no mês passado 2.302 casos na região, ante 1.764 ocorrências registradas no período pré-pandemia – alta de 30% entre os anos.

Os dados divulgados nessa segunda-feira (27) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado), mostram que a alta de furtos ocorreu, principalmente, devido ao número de casos registrados em Santo André e São Bernardo. Juntos, os dois municípios concentram mais da metade (64%) das ocorrências de furto na região. No começo de 2022, o número de furtos no Grande ABC já era o maior desde 2019, com 2.048 notificações. No comparativo anual, o aumento foi de 12% nas ocorrências deste tipo de crime. Proporcionalmente, em um ano, a alta foi de 16% em São Bernardo e 13% em Santo André.

Questionada sobre o aumento de furtos na região, a SSP informou que o policiamento no Grande ABC foi reforçado por meio de equipes do 6º BAEP (Batalhão de Ações Especiais de Polícia) e dos batalhões de área da PM (Polícia Militar.

"Já as ações investigativas da Polícia Civil foram intensificadas com o objetivo de reprimir a receptação, principal destino dos produtos roubados e furtados. As operações em desmanches, ferros velhos e locais de comercialização de peças automotivas são frequentes de modo a auxiliar na identificação e prisão de integrantes de quadrilhas especializadas em roubos, furtos e receptação de veículos."

OUTROS DELITOS
As estatísticas criminais de janeiro apontam ainda para elevação de 5% nos casos de estupros geral e de vulnerável – crianças menores de 14 anos, idosos, deficientes ou pessoas sem condições de se defender. Em janeiro deste ano, as delegacias da região registraram 39 casos de violência, enquanto no ano passado foram 37.

Já o número de vítimas de homicídio doloso (13), quando há intenção de matar, e os casos de furto de veículos (822) se mantiveram estáveis em relação a 2022. Roubo de veículos teve pequena diminuição (4%) neste ano nas sete cidades. No total, foram registradas 481 ocorrências no ano passado e 463 em 2023. Mesmo com menos ocorrências, foram roubados em janeiro média de 15 veículos por dia no Grande ABC.

Em todo o Estado, 3.525 veículos foram recuperados no mês de janeiro, número 10,8% maior do que o total de veículos roubados e furtados no período (3.179). A recuperação de veículos também foi 2% maior do que no mesmo mês do ano passado, conforme informações da SSP.

O delito de roubo geral, que incluí roubo de carga e a banco, apresentou leve queda de 4% durante o período, e passou de 1.799 notificações para 1721.

PRODUTIVIDADE POLICIAL
Segundo a SSP, no primeiro mês do ano, as forças policiais prenderam 2.208 pessoas na Região Metropolitana, que incluí os municípios do Grande ABC. As apreensões representam aumento de 17% em comparação com janeiro de 2022, quando 1.885 pessoas foram detidas. A secretaria destaca que no mesmo período houve um leve aumento, de 2%, na apreensão de entorpecentes – de 2.245 quilos no mês passado para 2.291 quilos em igual período de 2022, ou seja, 43 kg a mais.

No mesmo período, também foram recuperados 854 veículos que haviam sido furtados ou roubados, além de ter sido retiradas das ruas 110 armas de fogo. Já a Polícia Civil instaurou mais de 5.400 inquéritos em janeiro deste ano para apurar delitos que aconteceram na Região Metropolitana. “Os dados são reflexo do intenso trabalho das polícias no combate ao crime. Uma das ações tomadas foi a intensificação do policiamento, que passou a contar com mais de 17 mil homens e mulheres diariamente nas ruas em todo o Estado durante Operação Impacto. O reforço no efetivo policial resultou, até dia 21 de fevereiro, na detenção de mais de 9.500 pessoas, além da apreensão de 16,7 toneladas de drogas e na recuperação de mais de 2.100 veículos”, informou a pasta. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;