Cultura & Lazer Titulo
‘Mago’ pode assumir vaga de Amado na ABL
Nelson Albuquerque
Do Diário do Grande ABC
Com Agências
08/08/2001 | 22:04
Compartilhar notícia


Em sessão especial, nesta quinta, na ABL (Academia Brasileira de Letras), será declarada vaga a cadeira de número 23, que até segunda-feira passada era ocupada pelo escritor Jorge Amado, vítima de uma parada cardiorrespiratória. As especulações apontam Paulo Coelho, que por vezes se proclama “mago”, como possível sucessor, atualmente o autor brasileiro mais lido no exterior.

Autor de vários best-sellers, como O Alquimista e Diário de um Mago, o escritor é citado por intelectuais juntamente com o ex-bispo do Rio de Janeiro, dom Eugênio Sales, o historiador Evaldo Cabral de Mello e o escritor baiano Antonio Torres. As candidaturas poderão ser formalizadas nos próximos 60 dias e a eleição deve ocorrer em dezembro.

Paulo Coelho é um dos primeiros lembrados, pois recentemente declarou que pretende ingressar na Academia. Na ocasião, porém, disse que apresentaria sua candidatura dentro de quatro ou cinco anos. Ele participou, há pouco tempo, de um jantar entre acadêmicos e, em outubro passado, lançou seu livro O Demônio e a Senhorita Prym na sede da entidade.

O presidente da ABL, Tarcísio Padilha, prefere não falar sobre a sucessão. “O momento é de dor. Fecha-se um ciclo da nossa literatura, mas a memória de Jorge Amado estará sempre presente”, afirma.

A cadeira 23 tem como patrono o escritor José de Alencar e seu primeiro ocupante foi Machado de Assis. Amado foi o titular da vaga desde 1961, quando a recebeu das mãos de Raimundo Magalhães Júnior.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;