Cultura & Lazer Titulo
Serginho Groisman deve ter dois programas na Globo
Do Diário do Grande ABC
21/07/1999 | 15:31
Compartilhar notícia


O apresentador Serginho Groisman deverá ter mais espaço na TV Globo do que teve em oito anos no SBT. No dia 1.º de setembro começa a vigorar o contrato de três anos que o apresentador assinou com a emissora do Rio e pelo qual Groisman deverá comandar duas atraçoes: um programa, provavelmente diário, dedicado aos adolescentes (nos moldes do Programa Livre que ainda exibe no SBT) e um talk show semanal, que pode ir ao ar no GNT ou no Globonews, dois canais de TV paga produzidos pela Globosat, de acesso aos assinantes da NET e Sky. "Por enquanto temos apenas idéias sobre os programas", diz o apresentador.

As negociaçoes entre Groisman e a Globo começaram há pouco mais de três meses. Primeiro com o Departamento Jurídico e em seguida, com a superintendente da emissora, Marluce Dias da Silva. Groisman chegou a viajar três vezes para encontrar-se com Marluce no Rio. "Foi uma surpresa muito boa conhecê-la", diz. "Ela é cativante". Negócio acertado, o apresentador diz ter recebido uma oferta generosa do dono do SBT, Silvio Santos. "O Silvio é imbatível em dinheiro", comenta o apresentador. "Ele fez uma ótima contraproposta".

O apresentador diz que, se fosse por dinheiro, teria ficado na atual emissora e nega que tenha tido desavenças com Silvio Santos. "Ao contrário, só tenho a agradecer por toda a liberdade que tive no SBT", diz. "O que conta na Globo é o desafio de encarar a emissora número um do país". Mais do que dinheiro, Silvio Santos ofereceu o horário das 23h30 para Groisman. Essa faixa é ocupada atualmente por Jô Soares, que assinou também com a Globo contrato que começa a valer no primeiro dia de 2000. "Esse horário é muito bom e tem um público que também me interessa", afirma o apresentador.

Horário sempre foi o calo de Groisman no SBT. Em oito anos, o seu Programa Livre sofreu exatas 40 alteraçoes. Muitas vezes o apresentador tirava de letra dizendo que deveria entrar para o livro dos recordes. Pouco depois de renovar o atual contrato com o SBT, em junho de 1997, Groisman, magoado, chegou a suspeitar que Silvio Santos nao o queria mais no SBT. A situaçao parece ter mudado depois das negociaçoes com a Globo. "Diante da oferta que o Silvio me fez, acho que ele queria muito que eu ficasse e isso é gratificante", afirma o apresentador.

Programa Livre vai ao ar diariamente às 15h50, com média de 7 pontos na audiência. O apresentador prefere nao falar sobre a expectativa de audiência na Globo. É certo que os dois programas de Groisman serao gravados em Sao Paulo. Ele negocia a possibilidade de levar para a TV Globo a sua equipe de dez pessoas. Em menos de dois meses, a TV Globo contratou também Ana Maria Braga, da Record, e Jô Soares, do SBT.

Groisman estreou à frente do Programa Livre, no SBT, em 19 de agosto de 1991. Chegou na emissora de Silvio Santos com o prestígio de ter comandado por mais de um ano o elogiado Matéria Prima, na TV Cultura. O programa nascera anos antes na rádio Cultura AM. A época, Groisman dizia que a troca da TV Cultura pelo SBT nao era motivada por dinheiro porque, segundo afirmava, a TV pública teria coberto a proposta do SBT. "Trabalhar na segunda maior emissora do país é a minha chance de ganhar mais telespectadores", justificou.

Antes de chegar à TV Cultura, Groisman comandou o TV Mix na TV Gazeta. Já era o resultado de um trabalho com adolescentes que começou nos anos 70. O apresentador coordenava o Centro Cultural do Colégio Equipe, onde produzia programas de rádio e shows. O trabalho com adolescentes fez de Groisman o apresentador preferido por esse segmento. Pesquisa publicada por um jornal paulista no fim do ano passado indicava que o Programa Livre era a atraçao preferida dos jovens depois de filmes e noticiários.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;