Política Titulo
‘Fantasma’ do racha interno assusta tucanos de Sto.André
Alexssander Soares
Do Diário do Grande ABC
17/09/2003 | 21:45
Compartilhar notícia


O fantasma do racha interno, que sempre assustou os petistas nas prévias do partido, desta vez ronda o PSDB de Santo André. O nome do ex-prefeito Newton Brandão já é considerado como o mais forte pré-candidato para a sucessão municipal, mas a figura de Armando Laganá, assessor da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e representante do governo na Câmara Regional do ABC, ameaça a unificação do diretório municipal do PSDB.

Um grupo oposicionista à atual executiva municipal do partido ameaça recorrer em todas as instâncias partidárias e até na Justiça comum contra a interferência de Laganá no processo sucessório e a deliberação da direção tucana em impugnar as chapas oposicionistas para a eleição dos nove diretórios zonais da cidade, que será realizada no próximo dia 28.

“O Laganá traz uma interferência negativa para o PSDB de Santo André. Ele arruma emprego para cooptar membros da executiva municipal, impedindo a renovação do partido na cidade. A atual direção impugnou todas as chapas de oposição para concorrer na eleição dos diretórios zonais, numa atitude de desespero e falta de diálogo”, disse o vice-presidente do PSDB de Santo André, Silvio Tadeu Pina.

A eleição dos nove diretórios zonais de Santo André vai indicar os delegados que vão, em 26 de outubro, eleger a nova executiva municipal do partido. A próxima direção do PSDB vai coordenar o processo eleitoral da legenda na cidade.

A briga dos tucanos de Santo André já foi parar na Justiça, quando uma liminar garantiu a filiação de um grupo ligado a Vladimir Macriani, candidato a presidente do diretório zonal 264. Esta quarta-feira, Eduardo Azevedo, Otaviano Azevedo, Paulo Lima, Carlos Roberto Mendes, Nivaldo do Rego Vieira, Ana Lúcia Silva, Osvaldo Marco, Ubirajara Rioto, André Braga, além de Pina e Macriani criticaram a postura da atual direção do partido.

Todos disseram ser favoráveis à candidatura de Brandão, e somente contra os atos de Laganá e dos atuais dirigentes. “É uma minoria, que tenta se apoderar do partido. Eles apresentaram 600 fichas no último dia de prazo para inscrição da disputa do diretório zonal e foram caracterizados como filiação em bloco”, disse Laganá.

O representante do governo estadual afirmou que o grupo não respeitou a deliberação do diretório municipal, nem as regras estatutárias. “O convencimento não vem numa chamada caixa de sapato.”

José Luiz Cestari, secretário executivo do partido, afirmou que o grupo só quer tumultuar o PSDB. “Nós procuramos o consenso. Queremos transformar a eleição dos diretórios zonais numa festa, não numa disputa de baixo nível.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;