Economia Titulo
Site do BC oferece link direto para tabela de juros médios
05/02/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


No esforço de tentar incentivar o aumento da concorrência bancária e a queda do custo do crédito, o Banco Central anunciou que a página da instituição na internet passará a exibir um link direto para a tabela de juros médios cobrados nos bancos. Segundo o diretor de administração do BC, Anthero Meirelles, a mudança "facilita o acesso" para os dados, que já são divulgados pela autoridade monetária. O anúncio acontece menos de 48 horas após a reunião ministerial em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a cobrar medidas para reduzir os juros e o spread bancário.

 O BC já divulga dados relativos ao juro médio por instituição cobrado nas 25 linhas de crédito mais comuns. "Mas as informações eram muito extensas e o cidadão ficava um pouco perdido", admitiu o diretor do BC. Para se chegar às tabelas com os juros, é necessário passar por pelo menos sete páginas após digitar o endereço do BC na internet.

 Anthero Meirelles disse que desde que o departamento recebeu a demanda de facilitar e aprimorar a divulgação dos dados, técnicos do BC têm trabalhado para isso. Alguns chegaram a passar a madrugada no desenvolvimento da novidade que entra no ar hoje.

 Os consumidores terão acesso facilitado ao juro médio cobrado nas nove principais linhas de crédito disponíveis: crédito pessoal, cheque especial, financiamento de veículos, crédito para compra de bens, capital de giro pré e pós-fixado, conta garantida, desconto de duplicatas e aquisição de bens. "A medida contribui para a queda dos spreads e dos juros porque dará maior capacidade de análise, escolha e negociação para os clientes", disse o diretor.

 Os dados relativos aos juros serão atualizados semanalmente pelo BC. O diretor de administração disse que os técnicos do BC continuam trabalhando para aperfeiçoar a divulgação dos números relativos aos juros. Segundo ele, o ranking do spread, diferença entre a taxa de captação paga pelo banco e o juro cobrado do cliente, é um dos itens que está sendo desenvolvido.

 Anthero Meirelles observou, no entanto, que o spread é uma informação de interesse específico. "Não acho que esse é um assunto que interesse ao público em geral. Interessa aos bancos, ao BC, à imprensa", disse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;