Palavra do Leitor Titulo Palavra do Leitor
Palavra do Leitor - 26 de dezembro de 2022
Do Diário do Grande ABC
26/12/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


Endividados – 1

Como bem mostrou o jornal com a matéria ‘Grande ABC fecha ano com alta de 14% no número de inadimplentes (Economia, ontem), o Brasil chega ao fim de 2022 em meio à penúria deixada pela crise da pandemia e de quatro anos de um governo desgovernado e, como diriam os mais antigos, com o presidente Jair Bolsonaro mais perdido do que cachorro em dia de mudança. Temos no País em torno de 30 milhões de pessoas passando fome, e só nas sete cidades da região são 717.697 moradores com o nome sujo porque não conseguem pagar suas dívidas. Agora é torcer para que Lula cumpra a promessa de encontrar caminhos para ajudar a todos que estão nesta situação a ficarem com o nome limpo, possam voltar a ter dignidade e condições de suprirem suas famílias pelo com o básico. 

Celes de Araújo

Diadema

Endividados – 2

A inadimplência das pessoas física e jurídica está relacionada à política de juros determinada pelo BC (Banco Central) e o Deus  mercado. Não ganhamos a Copa do Mundo, mas o Campeonato Mundial dos Juros acho que sim..

Marcos Silva

do Facebook

Endividados – 2

Calma gente, o milagre Lula está chegando com a salvação da máfia comprada com nosso dinheiro. Vai ser uma maravilha esse governo. Golpe militar vai ter apenas no metaverso.

Marco Bueno

do Facebook

Plano de explodir bomba

Tem muita razão o futuro ministro da Justiça, Flávio Dino, quando diz que acampamentos de manifestantes de bolsonaristas viraram “incubadoras de terroristas”. Exemplo, que comprova esta preocupação, vem de um empresário do Pará, preso pela polícia do Distrito Federal, que confessou ter montado a bomba encontrada em um caminhão-tanque em Brasília, perto do aeroporto, para ser explodida, causar um caos, tumulto, e provocar a decretação de Estado de Sítio no País. Ou seja, ato terrorismo mesmo. E o silêncio sobre esse fato de um presidente da República, como Jair Bolsonaro, é perturbador e o coloca como cúmplice deste crime. E fica evidente que foi sempre o ideal de Bolsonaro transformar essa Nação num regime de exceção. Porém, para materializar esse ato incendiário no País, esse empresário não estava sozinho, certamente contava com a participação de outros criminosos apoiadores de Bolsonaro. Mesmo porque, a polícia apreendeu um verdadeiro arsenal, com fuzil, espingardas, revólveres, pistolas, explosivos, como os usados em pedreiras, e muita munição. E, depois de emporcalhar a imagem do Brasil, Bolsonaro finalmente termina seu desastroso mandato no próximo dia 31. Porém, deixa um único e desabonador legado, como dos seus filhotes milicianos radicais, que vão perturbar por muito tempo a vida dos brasileiros.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Melhor que a encomenda

Para solidificar o projeto de poder e agilizar a transição para a democracia de Nicolás Maduro (presidente da Venezuela), está melhor que a encomenda. Lula e Zé Dirceu estão rindo à toa. Para começar, a transição em 2002 contou com 15 pessoas, enquanto a deste 2022 teve 940. Plagiando Ali Baba, o futuro governo terá quase 40 ministérios, para elevar as despesas com uma multidão de parças, Ignorando a crise mundial, do nada, também temos a substancial elevação salarial dos magistrados, deputados, senadores e dos executivos; a PEC Fura-Teto de R$ 145 bilhões e o interstício reduzido a um mês para ‘empregar’ parceiros nas empresas estatais, com os congressistas cooptados para os achaques. São elementos básicos para desestruturar a economia, fragilizar o País e, facilmente, adotar a ditadura do bolivarianismo/socialismo e levar o Brasil para o buraco.

Humberto Schuwartz Soares

Vila Velha (ES)

Faz o ‘L’

Decepcionado com a composição do ministério lulista? Faz o ‘L’. Só mesmo alguém muito ingênuo poderia esperar a frente ampla prometida. E como promessa deixou de ser dívida, por que Lula deixaria para trás seus apoiadores raizes, e há tanto tempo sem emprego? Essa composição mostrou que não existe preocupação com o País e sim com os próprios bolsos. E para aumentar a decepção, já vimos os congressistas ajoelhados para esse governo, na aprovação da PEC fura-teto. Por sua húbris, o mandatário não deixa nenhuma dúvida. 

Izabel Avallone

Capital

Regra fiscal – 1

Enquanto o vagabundo usava o dinheiro público para compara voto não tinha regra fiscal. Agora quer colocar regra para um presidente que vai reerguer o País.

Márcia Costama

do Facebook

Regra fiscal – 2

Recomendada por quem, Paulo Guedes e Bolsonaro? Os patriotas que nem se prestaram a terminar o mandato?

Diego Leocadio

do Facebook


Boas-Festas

O Diário agradece e retribui os votos de feliz Natal e próspero ano novo recebidos do deputado estadual Itamar Borges e família. de Cristina Pupo, do Espaço As Meninas, do Celafiscs (Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;