Setecidades Titulo Memória
Um caçador de imagens. Um historiador nato. Apresentamos um novo memorialista. De São Paulo para o ABC.

Marcos Teixeira da Silva, o Marcão, ama história, fotografias e hoje se incorpora ao projeto coletivo de construção da Memória do Grande ABC

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
26/12/2022 | 07:00
Compartilhar notícia


A primeira contribuição de Marcão é a foto antiga de um conjunto de casas na Rua Silva Jardim, em São Bernardo, ao lado da primeira Igreja Batista da cidade, fundada em 1953 por missionários americanos.

“Memória” o localizou ali, fotografando o espaço. Buscava vestígios que tivessem sobrado das casas originais. Marcão vestia-se a caráter para representar, logo depois, o ministro João Ferreira de Oliveira em peça sacra encenada na Igreja Batista por ocasião do Dia da Bíblia, celebrado no segundo domingo de dezembro.

João Ferreira Annes d’Almeida (Portugal, 1628 – Indonésia, 1691) foi o primeiro a traduzir a Bíblia Sagrada para a língua portuguesa.

MEMÓRIA FAMILIAR

“Tenho fotos dos meus trisavôs, todos muito sérios, em imagens que lembram os filmes de Charles Chaplin”, contou depois Marcão, em seu local de trabalho, uma barraca que fica numa das ruas mais antigas de São Bernardo, a Tenente Sales, que embica para a rua principal, a Marechal Deodoro.

“Sempre me intrigou o fato de que a rua que corta aquelas casas antigas tem dois nomes: Rua João Pessoa até a Rua Silva Jardim, daí em diante Rua José Bonifácio, entre o Bochófilo e a Avenida Rotary.

Em suas pesquisas, Marcão descobriu que o antigo conjunto de casas era maior e foi cortado ao meio para a interligação das duas ruas que mantiveram seus nomes originais. Virou uma rua com dois nomes.

ABC PRESENTE

Filho de Teodoro Teixeira da Silva e de Genésia Pereira da Silva, Marcão nasceu no bairro paulistano do Tatuapé, em 2 de outubro de 1958. Uma família de sete irmãos.

Quando tinha dois anos, a família mudou para a Vila Paula, em São Caetano. Ali Marcão viveu até os seis anos. Nova mudança, agora para Santo André, na Vila Sacadura Cabral, onde Marcão viveu até os 22 anos, vindo a seguir para a Vila Gonçalves, em São Bernardo.

Estudou em várias escolas: Galeão Carvalhal (Santo André), Otílio de Oliveira (Rudge Ramos), Cacique Tibiriçá e Colégio Brasília, já no Centro de São Bernardo. Aqui se transforma em verdadeiro “caçador de fotos”.

Casado com Marlene Ramos Ferreira, o casal tem cinco filhos: Ana Maria, Siloé, Teodoro, Juliana e Danilo. Marcos e Marlene já são avós e bisavós.

Crédito da foto 1 – Acervo: Marcos Teixeira da Silva

Crédito da foto 2 – Projeto Memória (22-12-2022)

Crédito da foto 3 – Álbum pessoal (11-12-2022)

SÃO BERNARDO. O conjunto de casas da Rua Silva Jardim, Marcos na Rua Tenente Sales e na Igreja Batista: a cidade conhece um novo memorialista

Crédito da foto 4 – Divulgação: Marcos Teixeira da Silva

DIA DA BÍBLIA. Domingo, 11 de dezembro de 2022: comunidade da I Igreja Batista de São Bernardo reunida

SANTOS DO DIA

Estêvão, primeiro mártir.

Madre Vicenta Maria López y Vicuña

Em 26 de dezembro de...

1891 - A Cúria da Diocese de São Paulo expedia provisão para a construção de uma capela na Linha dos Meninos, o que seria providenciado pelos irmãos Piagentini: Tomaso, Romualdo e Adelfo. 

Os três irmãos dariam ao local o nome de São João da Bela Vista, que é o atual núcleo central de Rudge Ramos, em São Bernardo, o Largo São João Batista.

Pesquisa: Wanderley dos Santos

Nota da memória – Alguns anos atrás, reunimos descendentes dos irmãos Piagentini, a maioria vivendo em Santo André. Uma longa reportagem foi feita, ilustrada pela família em pose coletiva defronte à Catedral do Carmo.

“Memória” se propõe a recuperar aquele material, repassando-o ao padre Afonso para integrar o Acervo da Paróquia de Rudge Ramos.

1902 – Paris, 17 (Agência Havas) – O aeronauta brasileiro Santos Dumont desafiou o conde de Le Baudy para um match de velocidade de balão dirigível.

O valor da aposta é de cem mil francos.

1977 – Presidente Ernesto Geisel sanciona a lei 6515, que regulamenta o divórcio no Brasil.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 26 de dezembro de 1992 – ano 34, edição 8267

MANCHETE – Imposto de importação é suspenso. Componentes de veículos ficam sem taxação.

CELEBRAÇÃO – Almoço de Natal lota restaurantes da região. A Rota do Frango Com Polenta, em São Bernardo, foi uma das mais procuradas. Vivia seu auge.

O repórter-fotográfico J. B. Ferreira retratou o Restaurante São Judas Tadeu. Todas as mesas ocupadas.

NOTA DA MEMÓRIA – As instalações do mesmo São Judas, hoje fechadas, aguardam o seu destino. Estão pichadas. No lugar dos canteiros de flores, matagal. Muito triste.

LINHA ABERTA – Tempo de Natal. Escrevia Tito Costa na crônica que publicava aos sábados:

Tenho um amigo judeu que todos os anos me cumprimenta e à minha família, por ocasião do Natal, e me manda presente.

Para ele, como sempre me diz, o aspecto religioso do Natal é uma realidade, embora sua descaracterização, como tal, se torne cada vez mais acentuada. É uma pena.

NOTA DA MEMÓRIA – Trinta anos depois, o querido Tito Costa se prepara para celebrar 100 anos de idade. Vive em sua terra natal, Torrinha, no Centro do Estado de São Paulo.

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Vinte e duas cidades aniversariam em 26 de dezembro, entre as quais Anta Gorda (RS), Cachoeira dos Índios (PB), Cruzeiro do Sul (PR), Francisco Dantas (RN), Heliodora (MG), Joselândia (MA), Nova Lacerda (MT), Oeiras (PI), Oeiras do Pará (PA) e Rio Brilhante (RS).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;