Setecidades Titulo Memória
Pinceladas. Dois estudiosos fazem duas Semanas. Novamente, é como um trailer. Que vão gerando imagens. E que serão mostradas por inteiro.

Quem nos acompanha sabe, Diaulas Ullysses e Renato Dotta gravaram dois programas para o DGABC-TV. Temos extraído trechos dos vídeos. E na próxima terça-feira começaremos a mostrar na íntegra o que cada um falou.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
18/12/2022 | 00:05
Compartilhar notícia


DIADEMA

“Escrevi, em 2007, o “Almanaque Comunidade Audiovisual, Ponto de Cultura”. Foi lançado em 2012. Contém os trabalhados de alguns realizadores de cinema que moram ou fazem cinema em Diadema. São os primeiros registros dessas pessoas”.

Diaulas Ullysses, cineasta.

MAUÁ

“São Paulo se desenvolve com a ferrovia São Paulo Railway (1867) e o Grande ABC é uma continuidade. Quando a ferrovia é inaugurada, é aberta a Estação da Luz e, na região, as estações São Bernardo, Rio Grande e Alto da Serra. No caso de Mauá, em 1934 você tem um povoado significativo em torno da estação. Cria-se o Distrito de Mauá. Desenha-se o atual mapa da cidade, que vai ser confirmado em 1953, com o movimento autonomista”.

Renato Dotta, historiador.

UMA IMAGEM

Roberto Carlos em Mauá, acompanhado pelo conjunto, RC-7 e empresariado por Marcos Lázaro. Um show inesquecível no Ginásio Municipal. 15 de abril de 1973. Os tempos da Estação Pilar, humilde estação, de há muito eram história.

Crédito da foto 1 – Acervo: Luiz Alesina (em memória)

O REI EM MAUÁ. Um troféu para Roberto Carlos, entre o presidente da AA Industrial, Luiz Alesina, e o prefeito Amaury Fioravante com a esposa dona Carlota

DIÁRIO DA COPA

Sérgio Paz, do Memofut.

Diretamente do Catar.

Ele e sua bicicleta.

Crédito da foto 2 – Sergio Miranda Paz

CATAR. Pelé na exposição Football, Fine Art & Collectibles Exhibition: termina neste 18 de dezembro em Katara

VIAGEM NO TEMPO

Gustavo Longhi.

Lembranças de todas as Copas.

PRIMEIRA COPA DO MUNDO. Na capa da revista carioca, o voo do goleiro iugoslavo no Uruguai: edição de 24 de julho de 1930

MARCAS GUARDADAS

Luiz Romano.

São Caetano.

Bibliografia.

Crédito da foto 4 – Acervo: Luiz Romano

NO PAPEL. Copas, jogos, atletas: a perpetuação de cenários e acontecimentos dentro e fora dos campos

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 18 de dezembro de 1992 – ano 34, edição 8260

MANCHETE – Plano pode criar empregos na região. O ministro Paulo Haddad (Planejamento e Fazenda) propõe redução de impostos no setor automotivo.

CINEMA – Foram iniciadas as gravações do filme “Sábado”, do diretor Ugo Giorgetti, nos estúdios da Vera Cruz, em São Bernardo.

SANTOS DO DIA

Nossa Senhora da Expectação do Ó

Rufo e Zózimo

Graciano

Martírio dos Santos Theotímo, e Basiliano

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Sete Barras. Elevado a município em 1959, quando se separa de Registro.

Hoje também é o aniversário de Arapoti (PR), Aruanã e Rianápolis (GO), Condado (PB), Getúlio Vargas, Horizontina, Não-Me-Toque e Tapera (RS), Guarujá do Sul (SC), Lençóis (BA), Ribeirópolis (SE), Roteiro (AL), Santa Rita do Pardo (MS) e São Julião (PI).

HOJE

Dia Internacional do Migrante

Dia do Museólogo. Saudemos Wilson Stanziani, o primeiro museólogo do Grande ABC, fundador do Museu Municipal de Santo André.

NOTA – Nos primeiros anos desta página Memória, Wilson Stanziani colaborou imensamente com a coluna, cedendo fotos, dando dicas, orientando.

Dia do Mergulhador

EM 18 DE DEZEMBRO DE...

1953 - Promulgada a lei estadual número 1.420, que cria a Comarca de Santo André, com abrangência sobre toda a região.

1954 - Inauguradas as instalações da Refinaria de Petróleo União, em Capuava, Mauá – a Recap dos dias atuais, do sistema Petrobras.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;