Setecidades Titulo Memória
Pilar Velho, Pilar Novo. Cinema em Eldorado e no Centro. Uma relíquia do Moacyr Ferrari. Duas Semanas compostas.

Histórias gravadas e que ensejam pinceladas marcantes proporcionadas pelos construtores das Semanas Mauá e Diadema 2022, Renato Dotta e Diaulas Ullysses

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
16/12/2022 | 00:05
Compartilhar notícia


“Você tinha a Capela do Pilar Velho, erguida no início do século XVIII, interligada pelo Caminho do Pilar a outros pontos da região, passando pelo Centro atual de Mauá. Toda a região recebe o nome de Pilar: Pilar Velho em Ribeirão Pires, Pilar novo onde foi inaugurada a Estação do Pilar, em 1883”.

Cf. Renato Dotta, historiador.

“O primeiro cinema de Diadema foi o Iate-Cine de Eldorado, espaço que ainda existe e que precisa ser tombado. Depois veio o Cine Paroquial, construído pelo pai do Sr. Jaime, que tinha uma Folia de Reis na VilaNogueira. Um cinema exibia uma parte do filme, o outro, a segunda parte. E no intervalo, as partes eram trocadas, conduzidas em motos ou bicicletas entre o Centro e Eldorado”.

Cf. Diaulas Ullysses, cineasta.

ILUSTRAÇÃO

Enquanto “Memória” não exibir as íntegras das entrevistas de Renato e Diaulas, mostramos esta foto do acervo do museólogo Moacyr Antonio Ferrari, da Comissão Memória de Mauá: um carrão na Avenida Barão de Mauá.

DIÁRIO DA COPA 

Sérgio Paz, do Memofut. Diretamente do Catar. Ele e sua bicicleta.

KATARA. Repousa a bike verde-amare la. Mas ela se reerguerá, juntamente com o futebol brasileiro

VIAGEM NO TEMPO

Gustavo Longhi. E a reunião 148 do Memofut 

Grupo Literatura e Memória do Futebol realizará amanhã a sua 148ªreunião, no auditório Armando Nogueira do Museu do Futebol, no estádio do Pacaembu. Entrada livre a todos os interessados.

Em pauta, a segunda parte da palestra do jornalista Gustavo Longhi de Carvalho: “Pequenas lembranças sobre as Copas do Mundo”.

Gustavo tem dividido com você, leitor de Memória, neste mesmo espaço, algumas das suas descobertas, desde que a primeira Seleção Brasileira de futebol foi formada, no início do século XX.

O encontro de amanhã terá início às 8h30 com o café da manhã, seguido pelos informes do coordenador, Alexandre Andolpho. Das 12h às 14h os presentes assistirão à decisão do terceiro lugar da Copa do Catar.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;