Setecidades Titulo Reforço
Prefeitura de Diadema reativa Central de Monitoramento de segurança

O sistema irá operar, inicialmente, com 340 câmeras, sendo 190 em escolas municipais e 150 distribuídas em 25 tótens pela cidade

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
14/12/2022 | 00:30
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Depois de anos desativada, a Prefeitura de Diadema reinaugurou nessa terça-feira (13) a Central de Monitoramento Integrada, em prédio que é sede das secretarias de Segurança Cidadã e de Mobilidade e Transportes. O sistema irá operar, inicialmente, com 340 câmeras, sendo 190 em escolas municipais e 150 distribuídas em 25 tótens pela cidade. 

De acordo com o Executivo, para esta primeira etapa de retomada do serviço, foram destinados R$ 14 milhões. O recurso inclui a reestruturação do espaço da Central, compra e instalação dos equipamentos.

“Teremos período de três a seis meses de ajuste e aprendizado para ver como câmeras se relacionam com a comunicação das nossas próprias forças de segurança, a GCM (Guarda Civil Municipal). E a partir deste período de aprendizado, iremos planejar o crescimento, com pelo menos mais 25 tótens”, explicou o prefeito de Diadema, José de Filippi Júnior (PT).

A segunda etapa de implantação da Central prevê a integração da GCM com as polícias civil e militar. Além dos agentes de segurança municipais, o serviço foi retomado com a presença de profissionais dos departamentos de trânsito e de Defesa Civil da cidade. 

A tecnologia agregada à nova Central de Monitoramento foi destacada pelo prefeito. “Queremos que nossos policiais usem a inteligência muito mais do que a violência e o revólver. Essa é a melhor forma de fazer segurança, com antecipação às ocorrências”. 

A prefeitura afirma que os pontos de instalação dos equipamentos foram definidos a partir de mapeamento, pela Polícia Civil, de áreas com maiores índices criminais. Centros comerciais, a exemplo dos corredores de lojas do Serraria, Eldorado e Piraporinha, foram contemplados.  

Em 2006, no mesmo endereço, a prefeitura inaugurou. pela primeira vez, o serviço de monitoramento por vídeo. De acordo com a atual Administração, a partir de 2013, durante a gestão do ex-prefeito Lauro Michels (PV), a Central foi desativada e todo o espaço foi desestruturado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;