Setecidades Titulo No fim de semana
Chuva faz mais uma vítima e causa estragos no Grande ABC

Corpo de homem que foi levado por enxurrada no sábado é encontrado em córrego de S.Bernardo

Thaina Lana
06/12/2022 | 10:32
Compartilhar notícia


As fortes chuvas que atingiram a região no fim de semana deixaram estragos em São Bernardo. Após quase 48 horas de busca, o Corpo de Bombeiros encontrou na manhã dessa segunda-feira (5), o corpo de Marcos de Araujo Rocha, 41 anos, que havia sido levado pela enxurrada durante temporal no último sábado (3).

A vítima, que recolhia materiais recicláveis para sobreviver, caiu no córrego Taioca, na altura da Rua Cravinhos, enquanto tentava fazer a travessia utilizando uma ponte precária, que liga a via à comunidade da Baronesa – o local fica no limite entre os municípios de Santo André e São Bernardo.

O corpo foi localizado no córrego próximo à Rua Lauro Gomes, na altura do número 1.200. A PM (Polícia Militar) foi acionada no início da manhã e, segundo informações do B.O (Boletim de Ocorrência), moradores do bairro identificaram a vítima.

Durante as buscas no domingo (4), as equipes dos bombeiros foram até a estação de tratamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), em Heliópolis, na Capital para tentar localizar o corpo, porém, por conta das fortes chuvas e correntezas as buscas foram interrompidas e retornaram no início da manhã dessa segunda. 

O líder comunitário e vice-presidente da Associação dos Moradores da Chácara Baronesa, David Marinho, conta que a vítima chegou a se segurar em um galho por um curto período, enquanto os vizinhos tentaram jogar uma corda para resgatar o homem. 

“Ele até chegou a segurar a corda, porém devido a forte correnteza, poucos minutos antes dos bombeiros chegarem ao local, ele foi levado pela enxurrada, ao lado do seu cachorro. Foi um momento de muita tristeza para família e para os vizinhos. Foram dias difíceis”, diz Marinho. 

Devido a precarização da ponte de madeira, o líder comunitário alega que a comunidade já estava esperando por uma tragédia durante o período de chuvas. “Esperamos que o poder público construa agora uma ponte decente para tentar evitar novas fatalidades. O povo que mora na periferia precisa ser mais respeitado, não queremos nada demais, além da garantia dos nossos direitos, como segurança e saneamento básico. Queremos viver com dignidade.”

Segundo Marinho, o velório e o enterro serão no cemitério do Carminho, na Vila Carminha, em São Bernardo, após liberação do corpo pelo IML (Instituto Médico Legal). 

Com essa ocorrência, a região registra o segundo óbito em decorrências das fortes chuvas. No dia 23 de novembro, um homem de 56 anos morreu em Mauá após ter o carro arrastado pelas águas. O veículo caiu em um córrego na Estrada do Britador. O Corpo de Bombeiros tentou resgatar a vítima, mas o homem não resistiu.

OCORRÊNCIA EM ESCOLA

No domingo, o muro da E.E (Escola Estadual) Francisco Cristiano L. Freitas, no Jardim Orquídeas, em São Bernardo, caiu com a força da chuva. 

Segundo a Secretaria da Educação do Estado, a Defesa Civil foi acionada e a FDE (Fundação para o Desenvolvimento da Educação) realizará os reparos necessários. “As aulas na unidade seguem normalmente, pois a estrutura interna da unidade e a entrada e saída dos alunos não foram afetadas (o muro fica na parte de trás da quadra).”

A pasta informou ainda que a escola está finalizando uma reforma de substituição da cobertura e reparo de infiltrações, no valor de contrato de R$ 1,8 milhão. “A empresa dessa obra fará a limpeza, retirada dos destroços e colocação de tapumes.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;