Setecidades Titulo Memória
Professor Tomaz. O moço do Maranhão... ...descobre São Bernardo... ...e faz uma linda carreira na VW.

Natural da Barra do Corda, Tomaz Miranda Queiroz veio para São Paulo em 1968 com a esposa grávida e o primogênito, de carona num avião da FAB que parou no Rio de Janeiro. Logo, descobriu São Bernardo, onde reside até hoje.

Da Redação
30/11/2022 | 00:06
Compartilhar notícia


Esta é a primeira parte da história do professor Tomaz, que “Memória” conheceu na festa de sexta-feira última na Escola Pública Brazilia Tondi de Lima, na Vila São José, em São Bernardo.

Trinta anos de Volks

Texto: Tomaz Miranda Queiroz

Comecei a trabalhar na Volkswagen do Brasil em 1968 mesmo. Entrei como inspetor de qualidade. Fazia desenhos de peças com defeitos, gráficos e desenhos diversos.

Em 1974 fui transferido para o Departamento de Planejamento e, posteriormente, realocado para a Engenharia de Manufatura.

Na função de analista de processos, realizava desenhos de peças, conjuntos e montagem nos novos veículos. 

Até 1979 os trabalhos eram realizados manualmente, em perspectivas. Em 1980 os desenhos passaram a ser em um novo sistema, o CAD. Aposentei em 1996 e continuei na empresa até 1998.

  

Crédito das fotos 1, 2 e 3 - Divulgação: Itamara Passos Queiroz

CARREIRA E OBRA. Tomaz homenageado na Volkswagen em 1993, um dos seus desenhos técnicos e a charge coletiva de colegas da fábrica

30 DE NOVEMBRO

A data maior de São Bernardo.

Saudemos Wallace Simonsen.

E os líderes autonomistas...

1938 - Sede do município de São Bernardo transferida para Santo André. A antiga sede, na Vila de São Bernardo, é rebaixada a simples distrito. 

1944 - Distrito de São Bernardo recupera a autonomia. O Grande ABC passa a ter dois municípios independentes: Santo André e São Bernardo “do Campo”.

1972 – São Bernardo comemora seu 28º aniversário de emancipação com missa na Matriz da Boa Viagem e colocação de flores junto ao busto de Wallace Simonsen, na Praça Lauro Gomes.

2022 – “Memória” torce para que a data não passe em branco.

DIÁRIO DA COPA

Sérgio Paz, do Memofut.

Diretamente do Catar.

Ele e sua bicicleta.

Este jornalista indiano que aparece no boulevard de Lusai esteve no Brasil na Copa de 2014 e fez uma reportagem sobre o goleiro Barbosa. 

Ele me emocionou ao mostrar um vídeo em que deixa uma imagem da Madre Teresa de Calcutá no túmulo de Barbosa.

Crédito da foto 4 – Sergio Miranda Paz

O INDIANO. Uma pose com a bicicleta verde-amarela de Sergio Paz, bicicleta-artista deste Diário da Copa

VIAGEM NO TEMPO

Gustavo Longhi.

Lembranças de todas as Copas.

Crédito da foto 5 – Pesquisa e divulgação: Gustavo Longhi de Carvalho

1966. A Copa que interrompeu o Programa Silvio Santos durante 90 minutos...

HOJE

Dia do Estatuto da Terra

Dia do Teólogo

Dia do Síndico

Dia Nacional do Evangélico

Dia da Amizade Brasil-Argentina

SANTOS DO DIA

André. Patrono da Vila de Santo André da Borda do Campo e do atual Município de Santo André, o “A” do Grande ABC.

Galgano Guidotti

Troiano de Saintes

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de Adolfo, Álvares Machado, Cosmópolis, Echaporã, Elias Fausto, Franco da Rocha, Guapiaçú, Guaraci, Guarantã, Herculândia, Ibirarema, Irapuã, Lutécia, Manduri, Miracatu, Oriente, Paulo de Faria, Quintana, Registro e Sales Oliveira.

Pelo Brasil, entre outros, aniversariam: Breves (PA), Cardoso Moreira (RJ), Dirceu Arcoverde (PI), Faxinal do Soturno (RS), Itaguaié (PR), Mortugaba (BA) e Muzambinho (MG, terra do apresentador Milton Neves).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;