Setecidades Titulo Criminalidade
Homicídios têm alta de 89% em outubro na região

Mês passado registrou aumento de vítimas mortas por conflitos entre conhecidos, diz SSP; crimes de roubo e furto de veículos e de outros objetos também cresceu

Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC
26/11/2022 | 08:50
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 O número de vítimas de homicídio doloso (quando há intenção de matar) cresceu 89% em outubro nas cidades do Grande ABC. Neste ano foram registrados 16 casos contra nove em 2021, segundo dados mensais divulgados nessa sexta-feira (25) pela SSP (Secretaria de Segurança Pública do Estado).

A pasta atribui o aumento registrado no mês passado ao crescimento de vítimas mortas por conflitos entre conhecidos. Em contrapartida, houve “queda nos casos com indícios de execução e linchamento”, informou a secretaria.
Os dados de 2022 superam até o período pré-pandemia, quando foram contabilizadas 15 ocorrências do tipo. No comparativo anual, em dez meses a Polícia Civil da região recebeu 131 notificações de homicídio doloso, enquanto em 2021 foram 79 – aumento de 66% em um ano.

Em números absolutos, Santo André (5) e São Bernardo (4) são as cidades da região que registraram mais casos. Em percentual, Diadema e Ribeirão Pires tiveram crescimento de 200% no período, passando de um caso em 2021 para três neste ano.

Em justificativa, a SSP explicou que “as seccionais que compõem a região possuem unidades especializadas na investigação de homicídios, como a Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais) de São Bernardo e SHPPs (Setores de Homicídios e Proteção à Pessoa) de Diadema e Santo André. Somente neste último, ano, as unidades esclareceram a autoria de 23 homicídios e prenderam 26 pessoas. Além disso, de janeiro a outubro, 428 armas de fogo ilegais foram retiradas das ruas destes municípios.”

Para o advogado criminalista, especializado em direito militar e segurança pública, Émerson Tauyl, o homicídio doloso contra motoristas de aplicativos contribuiu para essa alta. “No segundo semestre deste ano, o crime de homicídio contra esses trabalhadores praticamente triplicou no Estado, assim como o roubo contra essa parcela da população.”

“O combate a criminalidade engloba um conjunto de requisitos, que não é apenas ligado ao aumento de policiamento nas vias. Precisamos trazer a tona uma legislação muito mais rígida e forte quanto a parte de execução penal. É preferível diminuir o tempo de condenação, mas garantir que o período de cumprimento seja integral”, finaliza.

ALTA NOS ÍNDICES

Além dos casos de homicídio, outros delitos também cresceram no mês passado. Nos indicadores criminais da região, roubo de veículos teve alta de 42% durante o período analisado. No total foram registrados 653 ocorrências e o número foi o maior do ano, superando o mês de junho, com 602 notificações. Furto de veículos teve alta de 11% no mês. Em outubro do ano passado 825 pessoas tiveram seus veículos furtados (ação sem violência), enquanto neste ano foram 920.
Roubo (19%) e furto geral (14%) também cresceram. Os dados incluem subtrações de carga, roubo a banco e outros objetos, como aparelhos celulares e dinheiro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;