Setecidades Titulo Memória
Placa 4. Sexta-feira, 31 de julho de 1992. A Fazenda São Bernardo. O Córrego da Borda do Campo. Uma confluência histórica.

Há 30 anos, como ato final do II Congresso de História do Grande ABC, os participantes chegavam à Avenida Senador Vergueiro, a antiga Estrada do Vergueiro

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/11/2022 | 00:06
Compartilhar notícia


Na confluência com a Avenida Kennedy, a comitiva para e inaugura uma quarta placa alusiva ao velho Caminho do Mar, com texto do professor José de Souza Martins, coordenador temático do congresso.

Na fazenda, Fagundes Varela

“Nas proximidades deste local, à margem do Rio dos Meninos, existiu a sede da antiga Fazenda de São Bernardo, lugar de devaneio e inspiração do poeta romântico Fagundes Varela, entre 1862 e 1863. Para perpetuar sua memória, decidiu a administração municipal fazer este registro.”

Também esta placa desapareceu, como as outras cinco inauguradas em 1992. À época, ali permaneciam as instalações vazias, desativadas, da indústria Equipamento Villares, espaço hoje ocupado por loja da rede Carrefour.

Vinte e cinco anos depois, em 2017, uma segunda placa foi inaugurada no lugar. Felizmente, esta placa mais recente resiste e tem sido respeitada.

Crédito da foto 1 – Abel Azevedo Ferreira; projeto Memória

QUARTA PLACA. Confluência das Avenidas Senador Vergueiro e Kennedy, em antigo trecho do Caminho do Mar em direção ao bairro dos Meninos, hoje Rudge Ramos. Mais um registro desaparecido. Imagem publicada pela primeira vez em 16 de agosto de 1992 aqui em Memória

Crédito da foto 2 – Acervo: Basílica da Boa Viagem

PLACA NOVA. Trezentos anos de evangelização (1717-2017): placa colocada em totem no terreno que abrigou a sede da Fazenda dos Beneditinos, em São Bernardo. O marco sobrevive, cinco anos depois

15º Congresso de História

Santo André, de 9 a 12 de novembro

Mais dois dias, e o Grande ABC inaugurará seu 15º Congresso de História, em Santo André. Serão quatro dias de atividades. 

Painéis, mesas-redondas, exibição de filmes produzidos e rodados no Grande ABC, apresentações musicais, rodas de conversa, manifestações culturais, passeio monitorado pelo centro histórico de Santo André serão algumas das atrações do Congresso.

Parte integrante da programação será a presença da Orquestra de Violeiros de Mauá.

PARTICIPE

O 15º Congresso de História do Grande ABC é aberto a todos, livremente. Uma boa dica é fazer o credenciamento gratuito a partir das 14h da quarta-feira, dia 9, pouco antes da abertura oficial.

Local: Auditório Heleny Guariba, ao lado do Teatro Municipal de Santo André. 

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sábado, 7 de novembro de 1992 – ano 34, edição 8225

SÃO BERNARDO – Duplicação da Avenida Robert Kennedy inaugurada hoje (7-11-1992). A via existia desde 1972.

MOVIMENTO SINDICAL – Empossada ontem (6-11-1992) a primeira diretoria do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas (Setrans ABC). Na presidência, Sallum Kalil Neto.

CULTURA & LAZER – Leitor da região diversificou seus interesses, diz o livreiro Oswaldo Siciliano. Segundo ele, Grande ABC passou da leitura técnica a de livros de interesse geral.

Reportagem: Paulo Carneiro; fotos: Luciano Vicioni.

NOTA – Em 2017, Memória entrevistou e fotografou Oswaldo Siciliano. Ele recordou que a Livraria Siciliano fez história no Grande ABC, a partir da primeira loja, inaugurada em 1952, em Santo André. A rede Siciliano chegou ao fim em 2008, ao ser vendida à Editora Saraiva.

“A Saraiva pretendia expandir; e nós pretendíamos vender, porque prevíamos a atual situação do livro no Brasil”, revelou Oswaldo Siciliano a esta página Memória.

HOJE

Dia do Radialista

SANTOS DO DIA

Herculano e Perúgia

Prosdócimo de Pádua

Vilibrordo

Ernesto de Zwiefalten

Augusto Ramirez Monastério

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Aniversariam hoje: Alexandria (RN), Arapoema (TO), Bom Jesus de Goiás (GO), Caiçara e São José de Caiana (PB), Ibatiba (ES), Jaguapitã (PR), Jaru (Rondônia); Santana do Araguaia (PA) e Simões Filho (BA).

EM 7 DE NOVEMBRO DE...

1837 - Inicia em Salvador (BA) a insurreição conhecida pelo nome de "Sabinada". Os revoltosos proclamavam a independência e a república da Bahia, durante a menoridade do imperador Pedro II.

1897 - Riciotti Pannuzio nasce em Paranapiacaba. Fez carreira como funcionário da Prefeitura de Santo André.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;