Setecidades Titulo Memória
P E R I G O... Abandonada coleção do Diário. Valioso acervo sem conservação. Mero depósito no Parque das Nações. Exemplo de São Caetano não é seguido

São exemplares desde 1969 empilhados sem um ordenamento maior e que correm o risco de desaparecer. Com a palavra a Secretaria de Cultura de Santo André

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/11/2022 | 00:06
Compartilhar notícia


Cinquenta e três anos de história. Dia a dia, mês a mês, ano a ano. Páginas do mais importante jornal do Grande ABC à espera de uma mão amiga. Coleções que bem poderiam ser ordenadas, higienizadas, informatizadas.

“Ontem (27 de outubro de 2022) fiquei muito triste quando pedi para acessar o acervo que é uma riqueza. Tem jornais desde 1969. Infelizmente não dão a importância que o acervo tem. Veja as fotos”, denuncia Maria Cláudia.

Claudia visitou mais uma vez a coleção do Diário na Biblioteca Distrital Cecília Meirelles, no Parque das Nações.

“Ontem (31 de outubro de 2022) voltei lá. Dá uma dor no coração isso. Eu também avisei a um vereador que tenho contato e perguntei para ele se teria como digitalizar esse material. Ele respondeu dizendo que iria verificar”, voltou a informar Claudia.

O vereador em questão, Professor Jobert Minhoca, encaminhou indicação ao Executivo solicitando providências: restauração, microfilmagem ou digitalização, “permitindo que gerações futuras tenham acesso”.

NOTA DA MEMÓRIA - Enquanto a Fundação Pró-Memória de São Caetano acolheu com carinho a coleção NS/Dgabc, Santo André cuida muito mal da sua.

Há um histórico.

A coleção de Santo André estava muito bem guardada e à disposição pública na Biblioteca Nair Lacerda (central, junto ao Paço). Quando de sua passagem pela Secretaria de Cultura, o advogado Raimundo Salles mandou destruir a coleção, da mesma forma que fez em São Bernardo quando por lá passou na Comunicação, sempre alegando falta de espaço. 

Funcionários zelosos de Santo André, preocupados com a história e com a importância do Diário do Grande ABC, conseguiram salvar os volumes, transferidos para a Biblioteca Cecília Meireles (distrital) do Parque das Nações. O mesmo não aconteceu em São Bernardo.

O tempo passou, e agora a triste situação denunciada pela Cláudia em Santo André. É a história contada pelo Diário correndo sérios riscos.

   

Crédito das fotos 1, 2, 3 e 4 – Maria Cláudia Ferreira

AMONTOADOS. Assim está a coleção do Diário na Biblioteca Cecília Meireles. Um pecado. Um simples mutirão de limpeza seria um primeiro passo. Bocadinho de querosene dissolvido em água daria um outro aspecto aos volumes, enquanto providências mais técnicas não fossem tomadas. Insistimos: com a palavra a Secretaria Municipal de Cultura

15º Congresso de História

Santo André, de 9 a 12 de novembro

O Congresso começa quarta-feira, dia 9, e você, leitor de Memória, pode participar. 

Uma dica: às 14h da quarta-feira será feito o credenciamento. É de graça. Você receberá a programação completa e iniciará um intercâmbio com outras pessoas que, como você, curtem história e memória.

Nestas ocasiões é sempre uma festa. A festa da memória.

Uma das atrações do primeiro dia será a exibição da Banda Lira de Santo André, fundada em 1917.

Local: Auditório Heleny Guariba, ao lado do Teatro Municipal. 

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Sexta-feira, 6 de novembro de 1992 – ano 34, edição 8224

EMPREENDEDORISMO – A Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André) anunciou ontem (5-11-1992) os nomes dos executivos do ano na cidade:

Empresário: Antonio Bernardini.

Comerciante: Isaias Apolinário.

Prestadores de serviço: Valdemar Mattei e José Lazzarini Jr.

Destaques: Mario Rosa e Marisa Ballarini.

CULTURA – Jurista Tito Costa, vice-prefeito eleito de São Bernardo, lançava o livro “Breviário um pouco sentimental”.

HOJE

Dia Nacional do Riso

Dia Nacional do Amigo da Marinha do Brasil

Dia Internacional para a Prevenção da Exploração do Ambiente em Tempo e Guerra e de Conflito Armado

Dia Mundial do Saxofonista

SANTOS DO DIA

Leonardo de Noblac

Nuno de Santa Maria 

Bem-Aventurada Bárbara Maix: fundadora da Congregação das Irmãs do Imaculado Coração de Maria, em Porto Alegre (RS).

William Temple

MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Aniversariam hoje: Altamira (PA), Antonina (PR), Antonio Carlos e Governador Celso Ramos (SC), Arroio do Tigre (RS), Morrinhos (CE) e Poços de Caldas (MG).

EM 6 DE NOVEMBRO DE...

1892 – Inaugurado o Viaduto do Chá, no Vale do Anhangabaú, em São Paulo.

1972 – Loja Nipon, de Santo André, é inaugurada na Rua Coronel Oliveira Lima, 383.

1977 – Estreiam duas novas histórias em quadrinhos no Diário: Ramses, o egípcio, e o Torpedo.

1982 – Inaugurada a Casa de Cultura e Museu Barão de Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;