Esportes Titulo Competição nacional
Equipes do futsal feminino e do tênis de mesa de colégio de São Caetano representam o Estado

As duas modalidades entram na disputa na quarta-feira (2) e no domingo (6)

Pedro Lopes
Especial para o Diário
01/11/2022 | 15:48
Compartilhar notícia
Pedro Lopes/DGABC


Após serem campeãs do JEESP (Jogos Escolares do Estado de São Paulo), nas modalidades de futsal feminino e tênis de mesa feminino, as atletas do Colégio Arbos de São Caetano agora serão as representantes do Estado de São Paulo no JEBs (Jogos Escolares Brasileiros), que começa nesta quarta-feira (2) e vai até o dia 15 de novembro. 

A equipe de tênis de mesa é composta pelas atletas Maiara Alves, Gabrielle Pincerato, Abigail Araújo, Fernanda Parizotto e o técnico Fernando Duran de Oliveira. Durante a primeira fase da competição estadual (JEESP), as meninas enfrentaram os representantes de São José do Rio Preto, Penápolis e Campinas, vencendo todos os adversários pelo placar de 3x0, assim classificaram-se para a decisão da Etapa II. Na final o confronto foi com a forte equipe de Taubaté quando o placar foi novamente 3x0 para o Colégio Arbos São Caetano, que faturou o título da etapa e garantiu o direito de disputar a vaga para o Brasileiro contra o vencedor da Etapa I. No cruzamento dos campeões, eles enfrentaram a equipe do Colégio Batuíra de Poá, repetindo mais uma vez a vitória por 3x0 e assim classificando-se para o JEBs.

O técnico Fernando falou sobre a sensação de disputar uma competição de tamanha magnitude como os Jogos Escolares Brasileiros. “É um trabalho que fazemos durante o ano inteiro, é um número limitado de atletas que podemos escolher, o que se torna bem complicado. Conforme fomos vencendo, passando pelo Sub-regional e Regional, chegar no Estadual foi uma grande vitória, mas sempre queremos mais e nós sabemos que poderíamos conquistar essa vaga para o Brasileiro. Queremos chegar bem na competição e tentar a vaga para o Sul-americano, representando o País. Estamos ansiosos e felizes com essa conquista, estávamos batendo na trave nos últimos anos, mas agora conseguimos o JEESP e vamos para o JEBs com grande chance de título”, disse.

Ele afirma que “só aqui (Colégio Arbos) nós já temos o tênis de mesa há 15 anos, e muitos atletas saem daqui, tendo como base o desenvolvimento no colégio. Quando vemos que o atleta está em um bom nível, nós falamos com os pais e o indicamos a um clube, porque dentro da escola o tempo fica limitado para o desenvolvimento. Como o Arbos São Caetano tem nome na modalidade, atletas de fora querem fazer parte da nossa equipe e acabam procurando a escola. No nosso time campeão estadual deste ano, temos jogadoras tanto que vieram procurar a escola, quanto alunas que já estudavam com a gente”, conclui.

Mayara Alves, atleta do tênis de mesa, conta como é a preparação especial do time para o campeonato. “Nós treinamos de quatro a cinco horas por dia. Temos um preparo físico muito bom, na mesa começamos sempre com um treino básico de aquecimento na perna, depois treinamos as jogadas”, relata. Sobre a experiência de disputar uma competição estadual, ela destaca que “foi muito boa, pois quando chegamos na final eu já vi que seríamos campeãs. Senti muito orgulho de mim e da minha equipe. Agora, nós vamos com força total no Brasileiro, sonhando que vamos ganhar”.

O tênis de mesa tem início marcado para 6 de novembro, com o sorteio sendo realizado no mesmo dia. Os jogos acontecem até o dia 8 do mesmo mês.

A equipe de futsal é composta pelas atletas Andressa Marques, Kalena Faria, Nicole Fraga, Isabelle Molina, Manuela Venturini, Kaillany Ferreira, Pietra Souza e Giovanna Pires. Elas são comandadas pelos técnicos Renato Pires, Leandro da Costa e Aline Oliveira. No estadual, enfrentaram na primeira fase a equipe representante de Presidente Prudente, vencendo por 34x0, em seguida ganharam de São José do Rio Preto por 20x2, Sorocaba por 19x2 e na final da Etapa II, conquistaram a vitória contra a equipe de Taubaté por 5x0, assim classificando-se para o confronto com o campeão da Etapa I, que foi o Colégio Barro Branco de São Paulo, e saíram com mais uma vitória, dessa vez por 18x0.

O Arbos de São Caetano possui uma parceria com alguns clubes do Estado. Leandro, que além de técnico é coordenador de esportes da escola, fala sobre essa parceria. “O colégio está abrindo as portas para incentivar muito o futebol feminino, que cresce a cada dia mais, tanto no Brasil quanto no mundo. Eu tenho uma parceria com alguns clubes de São Paulo para incentivar a modalidade e dar oportunidade para as meninas estudarem no colégio. Hoje nós temos duas equipes, o Sub-11 e o Sub-13 de futsal feminino, onde o Sub-13 é totalmente do colégio, temos 10 meninas que estudam e treinam aqui e em outros times. Consequentemente, fomos com essa equipe para o Estadual e fomos campeões invictos, e agora vamos para o Brasileiro Escolar tentando uma vaga no Sul-americano. Hoje em dia, muitas equipes procuram um colégio que incentive o esporte, principalmente o futsal feminino. Para o ano que vem, tenho meninas que moram em Aracaju e Rio de Janeiro, porque o único Estado que investe realmente na modalidade junto com os clubes é São Paulo, então os pais procuram esse sonho de morar em São Paulo, e agora passam a procurar o Grande ABC, já que hoje o Colégio Arbos de São Caetano é a maior potência do futsal feminino da região”, disse.

O título do JEESP esse ano foi inédito, o técnico ressalta que “agora vamos para um campeonato muito difícil, disputando contra 27 Estados, mais o Distrito Federal. Não é fácil, pois os outros Estados montam seleções, e aqui em São Paulo são apenas colégios, mas vamos para lá jogar de igual para igual, com muita vontade e traremos este título para São Caetano”.

Ele conclui dizendo a forma que trabalha a mente das meninas que são adversárias em seus clubes fora do colégio. “Essa é uma conversa que nós temos quase toda semana. Temos meninas do Corinthians, São Paulo e Centro Olímpico, e aqui elas têm que jogar unidas. Eu falo com elas que o escudo do colégio é uma equipe, uma ajudando a outra, sem vaidades. Dizemos para elas pensarem primeiramente no estudo, então elas conseguem fazer esse elo entre escola e clube. A conversa vem dando certo e o fruto está aqui, com vários títulos, conquista do Campeonato Estadual e ser um dos únicos colégios do ABC que está indo ao Rio de Janeiro com duas modalidades”.

Isabelle Molina, atleta do São Paulo e do Arbos de São Caetano, fala que jogar com suas adversárias “é uma relação estranha de se pensar, mas a gente se dá muito bem dentro de quadra. Nós sabemos lidar muito bem essa questão, no futsal vamos representar o Arbos”. Sobre a conquista do estadual, ela diz estar aliviada, “mas com o objetivo de sermos campeãs brasileiras. Desde o início do JEESP, fomos focadas em conquistar o título, então vai ser muito bom pra gente. Nosso time vem forte, vamos com tudo buscar o JEBs”.

As meninas do futsal têm o primeiro confronto nesta quarta-feira (2), onde enfrentam o time do Ceará. Na quinta-feira (3), recebem Minas Gerais e finalizam a fase de grupos na sexta-feira (4), contra o Distrito Federal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;