Setecidades Titulo Editorial
Na falta de educação, multa
Do Diário do Grande ABC
16/10/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


Impressionam negativamente os números de infrações de trânsito cometidas no Grande ABC. Segundo levantamento realizado pela equipe do Diário, são, em média, 1.127 multas aplicadas a cada dia na região – sem considerar São Bernardo e Mauá, cujas administrações escondem seus dados, sabe-se lá por quais razões. O volume de desrespeito às regras de convivência de tráfego certamente explica por que há tantas manchas de sangue no asfalto das sete cidades. As estatísticas expõem situação epidêmica, a exigir mobilização imediata das autoridades regionais para estancar a violência. De preferência, com políticas de educação e conscientização, muito mais eficientes a longo prazo.

Atualmente, a maior parte das cidades aposta somente em punir quem infringe as regras. É um caminho, evidentemente, mas a eficiência deste tipo de conduta é limitada, já que os recursos tecnológicos e humanos são insuficientes dado o tamanho do Grande ABC. Há ruas e avenidas de mais para agentes e radares de menos. Daí resultando nas chocantes e lamentáveis estatísticas de mortes em acidentes de trânsito. Só em 2022, de janeiro a agosto, as sete cidades registraram 141 vítimas fatais em ocorrências viárias. E os casos vêm crescendo de maneira assustadora. No mesmo período de 2021, haviam sido notificadas 126 mortes, o que representa crescimento de 12%. Até quando?

Especialista no assunto, o diretor da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego), Dirceu Rodrigues Alves Júnior, diz que a realidade só vai mudar quando, e se, houver políticas voltadas à orientação e à conscientização de todos os atores envolvidos no teatro viário, do condutor ao pedestre, passando pelo passageiro. Apostar apenas nas multas para solucionar a questão é, segundo diz, inviável. Teria de se promover a contratação de pessoas e equipamentos em quantidade tão grande que colapsaria qualquer orçamento, por maior que fosse. A educação seria, portanto, a melhor alternativa. O Grande ABC precisa se mexer. É preciso parar com a tragédia a que se assiste diariamente no asfalto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;