Economia Titulo Pirataria
Saiba quais são os problemas de comprar brinquedos falsificados

Especialista explica como não correr riscos para adquirir o presente no Dia das Crianças

Pedro Lopes
Especial para o Diário
11/10/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A chegada do Dia das Crianças faz com que a procura por brinquedos aumente consideravelmente. Segundo pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) em 2021, a data é a terceira mais importante para o varejo, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.

Muitos desses produtos adquiridos são falsos, por isso toda atenção e cuidado são fundamentais na hora de realizar alguma compra. A advogada Natalia Gigante, sócia da Daniel Advogados, fala sobre os riscos que o consumidor corre ao adquirir um brinquedo falsificado.

“Os produtos contrafeitos não passam por qualquer tipo de controle sobre a sua produção e qualidade. Assim, além de ter menor durabilidade, eles podem ter componentes tóxicos, capazes de gerar os mais variados danos. No caso de produtos eletrônicos, a situação pode ser ainda pior, pelo risco de curtos-circuitos”, disse.

De acordo com FNCP (Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade), em 2021, o Brasil teve R$ 300,5 bilhões de perdas devido à pirataria. Para o consumidor evitar adquirir esse tipo de produto, a especialista afirma que “deve-se buscar sempre por lojas oficiais da marca desejada, mesmo em compras na internet”, relata.

Para Natália, “o principal indício de falsificação em compras nas lojas físicas é a baixa qualidade do produto, que pode causar danos à criança. e sua venda em embalagens duvidosas. Algumas empresas oferecem em seus sites oficiais informações sobre como verificar se o produto é original”.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;