Palavra do Leitor Titulo Artigo - Palavra do Leitor
Novo horizonte para o comércio exterior
Da Redação
02/10/2022 | 00:01
Compartilhar notícia


Quando analisamos a balança comercial brasileira observamos os números e os resultados finais, porém, não temos a imagem completa sobre os desafios que o comércio exterior enfrenta no cotidiano. O certo é que estamos em um período extremamente complexo para quem busca importar ou exportar no Brasil e esse cenário dura mais de um ano.

O principal fator que precisa ser observado é relacionado diretamente com o impacto da greve dos auditores fiscais da Receita Federal. Um problema sério, que em minha análise, só poderá ser resolvido posteriormente ao período eleitoral, que é um momento de transformações no Brasil. Nesse aspecto, o que o futuro nos aguarda é incerto, mas em minha convicção, são necessárias ações o quanto antes para reverter o problema.

Pode parecer apenas algo demagógico, mas vai muito além do que o discurso que observamos constantemente. O tempo de desembaraço no aeroporto de Guarulhos, por exemplo, teve um aumento de 853% no comparativo entre 2022 e 2021. Esse cenário segue em outros locais, em Santos o acréscimo foi de 150%, no porto de Paranaguá chegou a 300%. Essas informações fazem parte dos nossos dados internos, em análise dos últimos anos.

Então, ao mesmo tempo que percebemos uma amenização do impacto dos problemas exteriores, como é o caso da Guerra da Ucrânia, da pandemia da Covid-19 e problemas ambientais, nós ainda precisamos tratar com seriedade as nossas questões internas para que a balança comercial continue apresentando números positivos.

Além disso, um dos grandes desafios que também observamos no horizonte e que precisa estar na mentalidade dos empresários do Brasil, seja do campo ou das zonas urbanas, é a valorização internacional das commodities e produtos com selos de sustentabilidade. Em 2022 observamos um crescimento exponencial na busca por esses produtos, que podem ter valores elevados em comparação ao contraponto sem esse tipo de certificação. Desse modo, todo o agronegócio e a indústria brasileira precisam estar atentos a essa mudança da mentalidade internacional.

Outro aspecto que é importante considerar é que no próximo ano poderemos ter uma demanda ainda maior de empresários brasileiros por isenções. 

Assim, considerando todos os aspectos que podemos observar, temos um problema emergencial para ser resolvido, que trata-se do impacto da greve dos auditores da Receita. Ao mesmo tempo, temos notícias positivas e importantes para o Brasil, algo que aponta para um futuro promissor para quem deseja investir no comércio exterior no final deste ano e no início do ano que vem.

Fábio Pizzamiglio é diretor da Efficienza, empresa de assessoria em comércio internacional.

Palavra do leitor

Eleição - 1

Tomara que as pessoas que estão se colocando à disposição da população e que nos últimos dias manifestaram seu desejo de servir (será?) ao povo por meio de propagandas, encontros, comícios e outros meios, hoje demonstrem civilidade, Espero que eles não forrem as ruas próximas das zonas eleitorais com toneladas de papéis com suas fotos e números. É claro que isso não vai acontecer, mas fica manifestado o desejo de um humilde cidadão cansado de conviver com a sujeira deixada pelos candidatos.

João Carlos Rocha

São Bernardo

Eleição - 2

O Grande ABC precisa aumentar sua bancada em Brasília e na Capital. Este Diário mostrou na última quinta-feira que existem 54 candidatos a deputado estadual e 45 concorrentes a federal que possuem ligação com as sete cidades. São muitas opções. Tomara que os eleitores tenham consciência da importância de votar em gente que pode brigar pelos interesses de nossa região e não eleger forasteiros, que, após a eleição, jamais se lembrarão de nós. Pense bem antes de teclar os números na urna.

José Firmino Silva

Ribeirão Pires

Eleição - 3

Depois da uma campanha eleitoral estridente, porém medíocre e com raras propostas dos postulantes ao Planalto, que sugam do bolso dos contribuintes um vergonhoso fundo eleitoral, de quase R$ 5 bilhões, para orgia da classe política, hoje, mais de 156 milhões de eleitores vão definir com seus votos que caminho desejam para o País. Esse grandioso evento cívico, só é possível graças à luz da democracia refletida nas urnas. Se o resultado do pleito será bom para o País, só, Deus, sabe! Porém, se, felizmente, o nosso regime é democrático, o eleitor que fiscalize e cobre dos eleitos, reponsabilidade, dignidade pública atendendo os clamores da população.

Paulo Panossian

São Carlos (SP)

Melhor idade - 1

O Grande ABC possui 380 mil pessoas com mais de 60 anos. Gente que, em sua maioria, trabalhou a vida toda e que, na velhice, enfrenta problemas que não deveria enfrentar. Principalmente o acesso aos serviços de saúde. Além disso, são alvo de golpistas que tentam sempre lenganá-los por meio de ofertas de empréstimos consignados e outras armadilhas. a melhor idade merece respeito.</CW>

Diva Martins

Santo André

Melhor idade -2

Os idosos do Brasil não tiveram muito o que comemorar no seu dia. Essa faixa etária sofre todos os dias nas filas dos serviços de saúde. Muitos, apesar das aposentadorias baixas, ainda têm de sustentar suas famílias.

Pedro Santos

Bauru (SP)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;