Setecidades Titulo Censo 2022
IBGE ouviu moradores em 175 mil domicílios de três cidades da região

Prévia abrange 32,8% das moradias de Sto.André, S.Bernardo e S.Caetano

Joyce Cunha
Do Diário do Grande ABC
27/09/2022 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação/IBGE


O Censo 2022, promovido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), chega à etapa final com baixo índice de pessoas recenseadas. No Grande ABC, o levantamento demográfico, que segue até 31 de outubro em todo o País, já passou por 174.240 domicílios de Santo André, São Bernardo e São Caetano, 32,8% das 531.773 habitações ocupadas nas três cidades.

A prévia foi fornecida pelo IBGE, que não informou número de domicílios recenseados nos demais municípios da região. No Brasil, até a penúltima semana de setembro, 89 milhões de brasileiros, 40% da população do País, foram ouvidos pelo Censo 2022. 

De acordo com o IBGE, no último levantamento demográfico, de 2010, 92 milhões de domicílios foram recenseados no primeiro mês da operação, 48% da população do Brasil naquele período. 

O Instituto ressalta a importância da participação dos moradores na pesquisa. Além de contabilizar a população brasileira, os números do Censo também fornecem informações sobre frequência à escola, renda, taxa de ocupação, cobertura de coleta de lixo, saneamento, energia pública e acesso à internet. “Todos esses dados são de crucial importância para que o governo e entidades do terceiro setor possam elaborar políticas públicas”, destacou o IBGE em nota. 

No Grande ABC, 2.514 recenseadores atuam na aplicação de dois tipos de pesquisa estatística, que devem passar por 930 mil domicílios. Nas projeções feitas a partir do último levantamento demográfico, a população das sete cidades cresceu 10,7%, saltando dos 2.551.328 habitantes em 2010 para 2.825.048 moradores no ano passado.

Por questões de segurança, os recenseadores do IBGE trabalham uniformizados com colete, boné, crachá, e têm computador de mão. A identidade do profissional pode ser confirmada no site respondendo.ibge.gov.br ou pelo 0800 721 81 81, telefone de atendimento gratuito do IBGE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;